Qual é a diferença entre Climatério e Menopausa?
Menopausa é o nome dado á última mestruação. Climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo, ou fértil para o não fértil. Mesmo que a mulher continue a mestruar poderá apresentar a “Sindrome do climatério”, com as alterações características desse período de transição.
A menopausa ocorre geralmente pelo decréscimo natural da função dos ovários levando a uma redução dos hormônios sexuais produzidos por estes órgãos. No começo ocorre a diminuição da progesterona e depois, do estradiol, o seu principal hormônio.
A menopausa também pode ter outras causas, embora menos frequente, como cirurgias ginecológicas.
O diagnóstico da menopausa em mulheres com útero e ovários é feito a partir de um período de um ano ou mais de falta de mestruação (amenorréia). Exames de laboratórios detectam níveis baixos de estradiol e níveis alto de hormônio folículoestimulante (FSH) e hormônio (LH).
A última mestruação ocorre entre os 47 e 55 anos. A diminuição gradual da produção dos hormônios pelos ovários ocorre cinco a sete anos antes. Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos é chamada de menopausa precose ou prematura.
Não existe relação alguma entre a idade da primeira mestruação (menarca) e a da menopausa. A primeira mestruação pode acontecer cedo e a menopausa mais tarde e vice e versa.
Algumas mulheres não apresentam sintomas antes da menopausa, mas a maioria apresentam sintomas meses antes da parada definitiva da mestruação. As mestruações podem ocorrer em intervalos maiores e pode também acontecer alterações na quantidade de fluxo mestrual, com fases de fluxo reduzido ou intenso. Alguns sinais e sintomas mais frequentes são:
- Suores noturnos
- insônia
- ondas de calor
- diminuição do desejo sexual
- depressão
- irritabilidade
- dor durante o ato sexual
- ressecamento vaginal
- pele seca e sem brilho
- diminuição da memória
- alteração na distribuição da gordura com predomínio de deposição em região abdominal.
A longo prazo outras alterações podem acontecer causadas pela falta dos hormônios produzidos pelos ovários. A principal delas é a osteoporose, ocorrendo devido a falta doe estrogênio.
O tratamento para a menopausa varia de mulher para mulher. Algumas necessitarão de reposição dos hormonios que o ovário parou de produzir, outras este tratamento será contraindicado ou não necessitarão de tratamento. Medicamentos também podem ser indicados para aliviar os sintomas. Uma boa orientação médica é que vai definir o tratamento ideal para cada mulher.
Fonte: Encarte – De olho na saúde. Delboni Auriemo.
Comente Via FaceBook
Comentários