Pseudomonas denitrificans, bactérias que fazem respiração anaeróbia utilizando nitrato
Embora a Respiração Aeróbia seja mais usada entre os seres vivos, existem alguns que não utilizam oxigênio livre durante este processo, o que recebe o nome de Respiração Anaeróbia. Mas o que é Respiração anaeróbia, você sabe???
Como já foi dito a principal mas não única diferença entre a respiração aeróbia e a aneróbia é que a primeira necessita de oxigênio do ambiente e a segunda não. O processo anaeróbio pode ser praticado por algumas espécies de bactérias que liberam a energia química dos alimentos. Ele necessita de substâncias inorgânicas que tenham oxigênio em sua molécula. Preste atenção, o fato de conter oxigênio na substância inorgânica não torna o processo aeróbio, já que este necessita de oxigênio livre.
Essas substâncias podem ser nitratos, sulfatos ou carbonatos. Confira um exemplo de reação de respiração aeróbia onde é utilizado o nitrato:
O nitrato é usado no processo de respiração anaeróbio de bactérias conhecidas como desnitrificantes do solo. Um exemplo é a espécie Pseudomonas denitrificans que participa do ciclo no nitrogênio.
Vale lembrar que este não é o único processo de respiração anaeróbia que existe. Existe ainda a Fermentação.
Gostou deste resuminho??? Tirou as suas dúvidas??? Comente.
Assuntos do Artigo:
- respiração anaeróbica
Comente Via FaceBook
Comentários