Disfagia – O que É, causas
O que é disfagia
A Disfagia é uma dificuldade para engolir alimentos líquidos ou sólidos, que pode vir acompanhada de engasgos, parada do bolo alimentar e peso retro esternal. Outros sintomas que costumam estar associados à disfagia são a regurgitação, odinofagia (dor ao engolir), halitose (mau hálito) e a perda de peso, tanto pela redução da ingesta alimentar ou pela presença de uma síndrome consumptiva.
A disfagia pode ser dividida em alta (orofaríngea) ou baixa (motora), sendo que cada uma tem características e causas distintas. Veja:
Disfagia Alta
- distúrbio da deglutição
- engasgo
- parada do alimento na região cervical
- Causas: alterações motoras, compressão extrínseca, neoplasias de cabeça e pescoço
Disfagia Baixa
- regurgitação
- coluna d’água (hábito de beber água após comer para ajudar a comida a “descer”)
- parada de alimento da região retro esternal
- Causas: estenose esofágica, esofagite eosinofílica e neoplasias.
Exames complementares
Os melhores exames para diagnóstico da disfagia são a Endoscopia digestiva alta (EDA) com cromoscopia com lugol, Esôfago-estômago-duodenografia (EED), manometria esofágica e videodeglutograma.
Com esses exames é possível confirmar a presença de distúrbio de deglutição e descobrir qual a sua etiologia, estando entre as possíveis causas: acalásia, esofagite eosinofílica, divertículo de Zenker, colagenoses, distúrbios neurológicos (AVC, Parkinson etc), entre outros.
Se você reconheceu algum dos sintomas descritos neste post, não deixe de procurar o seu médico e pedir uma avaliação completa com algum dos exames listados acima. As informações obtidas na internet ajudam a esclarecer, mas não devem substituir a opinião de um especialista.
Mas e você, o que achou das dicas que nós separamos sobre a Disfagia? Elas te ajudaram a entender melhor a doença? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.
Comente Via FaceBook
Comentários