X

Cutting – Automutilação – Distúrbio que Leva a Pessoa a Cortar-se

Cutting – Automutilação – Distúrbio que Leva a Pessoa a Cortar-se

Cutting é uma doença que causa um distúrbio que leva a autoflagelação. Muitos adolescente apresentam esta mania de cortar o próprio corpo. Saiba que este comportamento é proveniente de uma doença.

Segundo o psiquiatra Álvaro Ancona de Faria, da UNIFESP,  o cutting é uma tentativa de compensar o sofrimento. “Ela descobre um dia se cortando que parece que aquela ansiedade insuportável está diminuindo”, fala o especialista.

No programa Mais Você desta quarta-feira, 19 de outubro, discutiu-se o tema preocupante. Mães desesperadas falam sobre seus dramas familiares com a doença.

Muitos jovens com incapacidade de lidar com seus próprios sentimentos, se autoflagelam. Em fevereiro de 2009, uma jovem de 26 anos denunciou ter sido vítima de um ataque neonazistas na Suíça, onde morava. Paula chegou a dizer que estava grávida de gêmeos e que teria perdido os bebês e sofrido cortes em várias partes do corpo. Mais tarde, descobriu-se que a jovem sofria de cutting.

Demi Lovato.

A cantora Demi Lovato, um dos ícones da música pop, já sofreu com esse tipo de problema. Demi Lovato chegou a ficar três meses internada em uma clínica de reabilitação tratando de uma disfunção alimentar e o hábito de se cortar. Demi falou que sofreu bullying aos oito anos e desenvolveu distúrbios com a alimentação a ponto de cortar os pulsos.

Uma jovem de 21 anos que cursa o terceiro ano de Medicina disse que sofreu abusos sexuais dos seis aos 13 anos por uma pessoa próxima a família. “Eu me cortava, me batia, me machucava. Queria cobrir uma dor com a outra e foi o que comecei a fazer”, descreveu. A estudante se autoflagelava com objetos diferentes. “O bisturi, que eu tenho por causa da faculdade, faca, cigarro, que eu apago em mim mesma; eu me arranho com as unhas. Sempre acho alguma coisa”, afirmou a jovem, que procurou ajuda e está tomando remédios e tendo acompanhamento psiquiátrico. “Eu imagino que seja como o alcoolismo. O alcoólatra nunca é ex-alcoólatra, é sempre um alcoólatra. Eu não consigo me imaginar sem o pensamento de me cortar, mas consigo pensar em me controlar”, admitiu.

O repórter Fabrício Battaglini conversou também com Thais Miguel de 18 anos que provocou o primeiro corte aos oito, quando os pais estavam se separando.

A jovem falou que sempre se mutilava para esconder o seu nervosismo,“Quando tinha algum problema grave na escola, com as notas ou com relacionamentos” .

Os pais devem estar alertar com seus filhos e procurar ajuda médica ao menor sinal de cutting.

Comente sobre cutting aqui no blog Essas e Outras.

Você conhece alguém com este problema?? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • o que leva uma pessoa a se cortar
  • doença de se cortar
  • doença que a pessoa se corta
  • se cortar é uma doença
  • cortar os pulsos é doença
  • pessoas que se cortam é uma doença

Comente Via FaceBook

Comentários

Graci:

Ver comentários (40)

  • Ola, tenho 14 anos e me corto há mais de 1 ano devido a um acumular de problemas.
    Sofri de bullying entre 10 a 11 anos e a partir desse dia fiquei muito isolada, timida, irritavel,... mas consegui soportar por uns tempos essa dor. Aos 12 anos tive problemas com uns amigos meus e a comecei a me coçar até sangrar acabando por parar meses depois.
    Aos 13 anos voltei a me irritar com os meus colegas da turma toda foi bastante grave e durou 8 meses seguidos, perdi meus amigos pq eles preferiam gozar comigo.
    Sentia me nervosa, com raiva de mim mesma começei a me cortar e sentia me bem mas passado um tempo quis parar mas não conseguia passar mais de 2 semanas sem me cortar.
    Hoje é o dia que se me inervar com qualquer coisa, como um tesye ou uma pequena discussão com os meus pais eu me corto.
    Eu quero parar e não consigo, meus pais sabem que eu me corto mas pensam que eu parei de vez
    Eu quero procurar ajuda mas tenho receio...

  • oi, eu me comecei a me cortar no começo do ano mas eu não fazia isso por um motivo especifico mas o tempo começou a passar, eu cortava e deixava exposto mas com o passar do tempo isso começou a ficar sério, eu comecei a ter problemas e eu me afastei de todo mundo, eu estava entrando numa especie de depressão. Eu procurei ajuda e comecei a ir num psicólogo mas nada mudou. As coisas começaram a piorar e eu ficava fora de controle, eu não conseguia dormir antes de me cortar. Eu comecei a me cortar todos os dias e prometi a mim mesma que nunca farei isso de novo, por enquanto estou cumprindo . . faz 2 meses que eu não me corto e eu não sei por quanto tempo vou continuar porque as coisas melhora e de repente tudo desmorona outra vez. Eu choro todas as noites e á 4 meses eu espero que as coisas melhorem mas nada muda :'(

  • Eu faço isso a quase dois anos... Primeiro foi por que eu comecei a ficar sozinha em casa e ter que cuidar do meu irmão pequeno, o que pra mim foi muita responsabilidade (para alguém sempre muito mimada) e pressão, também tinha problemas na escola... Depois, mudei de cidade, logo quando comecei a ter amigos, tive que recomeçar e foi muito dificil... quando veio o bulliyng e a baixa auto-estima...
    Logo virou depressão.
    Eu não conseguo ficar um dia sem me cortar, se pudesse eu fazia isso toda hora. Eu já cheguei aandar com uma lâmina de apontador sempre comigo no bolso...
    Eu não aguento mais.
    Por favor... alguem que me ajude... Meu e-mail é anaclara2309@hotmail.com

  • Gente eu passei pela mesma coisas que vocês passaram eu mi cortava toda vez sem parar e hoje eu me sinto muito melhor eu consegui ficar sem me cortar tendo amigos que me apoiavam que eram poucos e a alto confiança em mim mesmo por que, se eu estou vivo é por que tenho algo de importante nesse mundo que ninguém pode fazer além de mim e percebi como a minha vida pode ser útil para alguém, e até hoje os meu pais não sabem disso, e toda vez que penso nisso tenho motivos para sorrir e viver espero que vocês se recuperem pelo que eu passei se esqueçam do bullying e etc....BJS....Boa sorte e boas festas

On