X

Vírus da AIDS contra a Leucemia: Tratamento Experimental usa HIV

Emma (de vermelho) agora está recuperada da leucemia

Os avanços que a medicina tem feito nos últimos anos permitem que pessoas com graves doenças sonhem com uma vida melhor. Uma prova disso é o experimento sobre a Leucemia realizado no mês de abril que ganhou destaque internacional na última semana. Trata-se de um tratamento experimental desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia que envolve doze pessoas que sofrem com a doença.

O tratamento usa uma forma desativada do HIV para reprogramar o sistema imunológico dos pacientes, de modo a matar as células cancerígenas. Os bons resultados têm animado os pesquisadores como no caso de Emma Whitehead,uma jovem que sofria de leucemia linfoblástica desde 2010 e agora está recuperada.

É importante avaliar bem os resultados antes de tirar conclusões e os pesquisadores envolvidos preferem não dar falsas esperanças aos pacientes antes de terem todas as certezas.  “Nossa meta é a cura, mas não podemos proferir essa palavra”, garante o médico Carl June, da Universidade da Pensilvânia.

Espera-se que o novo tratamento possa substituir o transplante de medula, um procedimento mais árduo, arriscado e caro e que hoje é o último recurso contra leucemias e doenças relacionadas. Felizmente três adultos que participam do tratamento já não apresentam mais a doença e outros dois se recuperaram há mais de dois anos.

Para mais informações confira a reportagem feita pelo jornal “Folha de S. Paulo” aqui.

Mas e você, o que achou da novidade? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários

Graci:
On