O sal começou a ser utilizado na cozinha não para dar sabor, mas com a finalidade de conservação das alimentos, devido ao seu potencial sanitário, impedindo a proliferação das bactérias, evitando a deteriorização dos alimentos.
Uma recente ação da Americam Medical Association passou a considerar o sal como vilão da saúde. O sal é uma das principais causa da hipertensão no homem e a partir daí a recomendação mundial é a diminuição do sal na alimentação.
Apesar de ser considerado vilão, o sal não traz somente malefícios, ele é necessário para o equilibrio dos fluidos corporais e para a transmissão de impulsos nervosos.
Muitos , habituados ao excesso de sal, sentem dificuldade em se acostumar com o sabor da comida com menos sal. Uma boa dica é acrescentar nos alimentos mais ervas e condimentos, o que melhora o sabor dos alimentos com menos sal.
Saiba que sódio não quer dizer sal, 6 gramas de sal equivale a 2,4 gramas de sódio. Cuidado com os rótulos dos alimentos industrializados, eles trazem a quantidade de sódio e não de sal. Mais ou menos 70% do sal que comemosé provenientes de produtos industrializados, os outros 30% vem dos alimentos naturais e do sal que colocamos nos alimentos.
A recomendação é que devemos consumir 4 a 6 gramas de sal ao dia. Idosos e crianças devem consumir menos sal ao dia.
Assuntos do Artigo:
- tudo sobre o sal
- tudo sobre sal
Comente Via FaceBook
Comentários