O câncer de Mama é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres, representando 25% de novos casos da doença ao ano. Mais raro em mulheres com menos de 35 anos e mais comum a partir dos 50 anos de idade, pode atingir também homens, representando 1% dos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o Inca.
Apesar de encontrarmos vários tipos de câncer mais ou menos agressivo, o diagnóstico precoce é fundamental aumentando a possibilidade de cura. Como prevenir ou descobrir a doença precocemente?
Exame de Mamografia
O exame de mamografia é um exame que reduz o risco de morte em pacientes com câncer de mama se feito precoce, podendo detectar a doença em seu estágio inicial, o que representa grande chance de cura. A tecnologia moderna usada para efetuar a mamografia pode encontrar pequenos tumores impossíveis de ser notar pelo auto exame ou pelo médico.
Quando devemos fazer a mamografia
O primeiro exame de mamografia deve ser feito aos 35 anos de idade e anualmente após os 40 anos. Mulheres com histórico da doença na família devem fazer o exame preventivo antes dos 35 anos.
O autoexame deve ser feito em casa uma semana após a menstruação, que além do autoconhecimento, pode ser encontrada alguma anormalidade nos seios.
O exame físico é feito por médico ou enfermeiras anualmente ou a cada seis meses no caso de mulheres com alto risco.
Outro exame que pode ajudar a prevenir o câncer de mama em alguns casos é a ultrassonografia das mamas, utilizada para examinar mamas mais densas e detectar nódulos ou cistos, não sendo usual em exames de rotina.
È importante que a mulher faça um check-up anual ou em prazo menor como semestral nos casos de histórico familiar da doença. A prevenção através da mamografia é a melhor arma contra o câncer de mama.
Escreva seu comentário ou dúvida sobre a matéria.
Comente Via FaceBook
Comentários