O aumento da temperatura corporal e sua permanência são chamados de febre e é um sinal de que o corpo apresenta algum problema, alguma doença que deve ser investigada. Só é considerada febre temperatura acima de 37,5°C, já que é normal o corpo humano ter temperaturas de 36°C a 37,4°C. Popularmente falando a temperatura corporal é medida com termômetro e pode ser tirada por via oral, retal ou nas axilas. O pico da temperatura corporal se dá por volta das 18 horas.
Como combater a febre
A febre é um sinal de doença infecciosa ou não e já era observada e conhecida desde a antiguidade sendo relacionada a doenças como malária e febre tifóide. Quando acima de 38°C deve ser combatida com antitérmico ou banhos mornos para frio ou algodão com álcool nas axilas e em casos graves com febre acima de 40°C e convulsões, banhos com álcool e assistência médica urgente.
Sintomas da febre
A temperatura corporal é regulada pelo hipotálamo e quando aumentada pode ser sinal de defesa do organismo a doença segundo estudos médicos, e provocam sensações como tremor de frio, alterações orgânicas que causam dores pelo corpo e mal estar, delírio e convulsões em crianças quando a temperatura corporal chega a um nível muito alto.
Causas da febre
O aumento excessivo da temperatura corporal pode acontecer por:
– Resfriados
– Infecções causadas por bactérias, vírus, protozoários, fungos ou vermes parasitários.
– Tumores benignos ou malignos.
– Doenças das articulações, gota, lúpus
– Doenças vasculares graves.
– Infarto do miocárdio, AVC.
– Traumas graves.
Doenças comuns que causam febre
Inflamação da garganta
Inflamação do ouvido
Sinusite
Laringite, faringite
Gripes e resfriados
Problemas intestinais
Problemas respiratórios – pneumonias, tuberculose
Dores nas articulações
Dor lombar
Cefaléia aguda
Náuseas causadas por problemas hepáticos
Infecções de urina
Anemias graves
Meningite e outras.
Advertências sobre aumento da temperatura corporal
Idosos, desnutridos ou pessoas com a imunidade abalada podem não apresentar a febre como sinal de doença, o que é um alerta importante para perceber ou detectar doenças nestas pessoas. Também é possível a hipertermia habitual, quando a pessoa tem a temperatura constante e normal de até 38°C e sem problemas de saúde.
Em caso de febre a recomendação é procurar orientação médica com urgência.
Faça seu comentário aqui no blog Essas e Outras.
Comente Via FaceBook
Comentários