O que é distimia
Uma pessoa com distimia sofre de depressão leve crônica, onde não consegue ver perspectiva boa na vida, tudo é cinza, fica irritada por pouca coisa, reclamando de tudo e o pessimismo está sempre presente.
Muitas pessoas sofrem do mal e não sabem, e a doença fica por conta da personalidade e gênio forte. Somente um diagnóstico médico pode levar a um tratamento que poderá melhorar os sintomas da distimia.
Principais sintomas da distimia
- Mau humor constante;
- Baixa auto-estima;
- Censo de autocrítica aguçado;
- Irritação constante;
- Tendência a só ver o lado negativo das coisas;
- Falta de ânimo e tristeza;
- Falta ou excesso de sono
- Uso de tranquilizantes, álcool ou drogas proibidas;
- Falta de vontade de agir ou mudar qualquer situação para melhor;
- Vontade de viver isolado socialmente.
É importante que familiares, amigos ou pessoas que estão a volta de uma pessoa com distemia, procure de alguma forma ajudá-lo, pois a pessoas com a doença, dificilmente vai perceber o mal em si.
A doença pode evoluir para uma depressão grave e mesmo sendo tratada pode acontecer recaída ou manter um nível baixo de humor. Em alguns casos o paciente tem sinais suicida.
A doença pode se manifestar na vida adulta, adolescência ou na infância. Na fase escolar a distimia atinge meninas e meninos igualmente, sendo muito importante os pais observarem quando a criança tem rendimento baixo na escola, dificuldade de relacionamento ou social e sinais como jeito emburrado, irritado e de mau humor.
O tratamento pode ser feito com antidepressivos, psicoterapia e principalmente acompanhamento médico especializado o mais rápido possível.
Escreva seu comentário ou dicas sobre distimia.
Comente Via FaceBook
Comentários