Como Fazer Horta Reciclando Pneus usados – Agro-ecologia – Pode Plantar Verdura em Pneus Velhos?
Horta Reciclando Pneus usados
Fazer horta reciclando pneus usados é PROIBIDO?
Dia 17 de junho de 2016 ouvi uma reportagem no Bom Dia São Paulo, da TV Globo que afirmou ser PROIBIDO o cultivo de horta em pneus, por desprender dele metal pesado que contamina a terra, naturalmente os vegetais e o lençol freático.
Os pneus não podem ser usados para o cultivo de flores e nem de vegetais comestíveis? Reciclar pneus é necessário, porém não deve ser usado para o cultivo?
Horta de pneus é saudável
Uma reportagem mostrada no programa Bem Estar da Globo no dia 09/04/2018 questionou se plantar hortaliças em pneu é perigoso para a saúde ou não?
O médico patologista Paulo Saldiva falou que o pneu tem substâncias tóxicas como metais pesados e hidrocarbonetos, mas elas não se desgrudam dele porque o pneu foi feito para não liberar substâncias tóxicas, a não ser quando queimado, com o atrito ou aquecimento em alta temperatura.
Na horta reciclando pneus ou nos pneus que servem como vaso não existe perigo e podemos plantar verduras, hortaliças e plantas à vontade. O recomendado pelo médico é lavar bem o pneu antes do uso para evitar contaminação por bactérias que possam estar alojadas no pneu sujo.

Como fazer Horta Reciclando Pneus usados PAP
Técnicas agroecológicas. Faça canteiros criativos e preserve o meio ambiente. Cultive alimentos saudáveis, sem agrotóxico, uma horta orgânica e economize.
Por ano mais de 40 milhões de pneus velhos são descartados em rios, aterros sanitários, bueiros, comprometendo o meio ambiente, entupindo bueiros e causando enchentes, numa ação criminosa e impensada.
Faça um movimento na sua cidade, família, entre amigos e ajude a salvar nosso planeta. Ensine seus filhos e netos que o futuro do planeta depende da conscientização deles.
Um simples ato civilizado ajuda a mudar o rumo da história. Pneus jogados, que podem virar criadouros do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), poluindo a natureza podem virar lindas hortas e jardins para decorar sua casa.
É nosso dever preservar o meio ambiente. Reutilizar pneus velhos como horta doméstica é uma excelente ideia, de custo baixo, que vai ajudar a salvar nosso planeta e fazer com que tenhamos uma alimentação saudável, incentivando o cultivo de hortaliças, legumes, ervas, frutas e flores.
Horta Reciclando Pneus usados
Sabemos que para termos uma alimentação balanceada, saudável e que ajude a manter a boa forma, livre de doenças e com muita energia, devemos abusar das verduras, hortaliças e frutas.
Cuide de você e de sua família. Economize, faça uma terapia cuidando da sua horta caseira feita com pneus usados. É só benefício que você terá. Ensine seus filhos e netos a preservar nosso planeta. O futuro agradecerá.
Para ver sobre jardim em pneus usados CLIQUE AQUI.
Fonte e mais informações
Link do programa Bem Estar da Globo sobre horta em pneus
https://globoplay.globo.com/v/6647315/programa/
Perigos do uso de pneus para cultivo de verduras? – ver link abaixo.
http://sustentaveleorganico.blogspot.com.br/2015/05/bom-dia-pessoal.html http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1115.nsf/e00a7c3c8652b69a83256cca00646ee5/6d136c420a958bec8325783a00537840?OpenDocument
.Gostou da ideia de fazer horta reciclando pneus? Deixe seu comentário aqui no blog EssaseOutras.
Foto-Artesaborsay.
Assuntos do Artigo:
- horta em pneus
- horta com pneus
- horta de pneus
- como fazer horta em pneus
- horta no pneu
- horta em pneu
- hortas em pneus


Gostei muito da ideia e acho que deveria ser mais divulgado
Parabéns pelo projeto de reaproveitamento de penus! O que é bom pode ser imitado, estamos imitando a ideia aqui em nossa cidade através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barririnhas-MA. Nossa horta com penus também está sendo um sucesso.
gostei mto mesmo achei lindo os pneus pintados e cheios de flores e legumes
vou fazer o mesmo no meu quintal bj.
Gostei das idéias. Na escola que trabalho desenvolvi um trabalho com hortas em pneus ano passado e pretendo continuar este ano. E adorei este com flores … vou aderir a ideia.. bj
ADOREI AS IDÉIAS.VOU FAZER MEU TCC ELABORADO NESTE PROJETO
adorei a ideia vou faze na minha casa
É muito interessante esse projeto. É bom saber que podemos contribuir para um meio ambiente mais saudável.
Percebendo perfeitamente a ideia da reutilização dos pneus descartados,para minimização da poluição ambiental e com a qual concordo plenamente,permito-me perguntar,se há algum estudo científico,que garanta que os produtos hortícolas cultivados em pneus,estão isentos de substancias tóxicas,provenientes dos mesmos(pneus).
Não esquecendo,que a nível do solo várias transformações químicas acontecem,não terão as mesmas influência na borracha,libertando os seus componentes que poderão,eventualmente,vir a ser absorvidos pelas plantas e,à posteriori pelo “consumidor”?Se existir algum estudo científico nesse sentido,solicito que informem como ter acesso ao mesmo.
Atenciosamente,
CARLOS GRAÇA
Olá Carlos Graça
Pesquisei e não encontrei nenhum dado que afirme que pneus em seu estado natural libere substâncias tóxicas. O pneu é inerte no meio ambiente, tem prazo indeterminado para se decompor. O problema maior dele reside na queima, quando libera metais pesados e substâncias tóxicas.
Encontrei um artigo sobre os perigos do pneu, inclusive peguei o e-mail da responsável pelo artigo para perguntar a respeito do cultivo de alimentos no pneu. Veja o link abaixo:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=13&ved=0CF4QFjAM&url=http%3A%2F%2Fwww.inmetro.gov.br%2Fpainelsetorial%2Fpalestras%2FZilda-Maria-Faria-Veloso-Ciclo-Vida-Pneus.pdf&ei=NUYPVZ-OEI2TsQTAkoGYBA&usg=AFQjCNHLp-QxcHBHSVa3F9KLyXLFTsbtcQ
Sua questão é bem interessante e deve ser pesquisada mais à fundo para evitar qualquer possibilidade de contaminação de alimentos através do pneu. Vamos em busca da verdade sobre o assunto.
Grata pela visita e comentário.
Obrigado pela resposta e pelo link,que irei consultar.Sim,penso que é pertinente e muito importante,procurar-se saber se há ou não inconvenientes em se praticar a cultura de "alimentos" em pneus,dado que se está a usar muito este tipo de cultura e,sobretudo em escolas,nomeadamente aqui no BRASIL.Eu próprio,como técnico de Meio Ambiente em uma Prefeitura,estou a querer implementar um programa nesse sentido,mas estou um pouco relutante em o fazer,enquanto não tiver "certezas".Tenho feito alguns contactos nesse sentido,mas infelizmente,nem respostas obtenho.Inclusivé,contactei ORGANISMOS ESTATAIS ligados á agricultura e à investigação e nem uma resposta obtive por parte dos mesmos,nem sequer a acusar a recepção do mail.O que a meu ver é de lamentar e,sobretudo é muito GRAVE.Agradecendo desde já uma vez mais a resposta,informo que transmitirei todas as informações que eventualmente possa vir a obter.Atenciosamente,CARLOS GRAÇA
Ainda sobre o assunto das hortas em pneus.
Gostaria de saber se já contactou a responsável pelo artigo que enviou e se obteve alguma resposta por parte da mesma.
É que eu já a contactei nesse sentido e,até á data não obtive resposta nenhuma.Parece que por aqui,vai sendo chique não responder ás consultas,sobretudo quando são de carácter técnico e científico.
Atenciosamente,
CARLOS GRAÇA
mas vem cá!! se são toxicos para o meio ambiente, não seriam tb para as plantas?? vcs estão comendo coisas criadas em material toxico? e chamam de organico?
OLá Carlos Graça
Até o momento não obtive nenhuma resposta sobre o assunto em questão.
Grata pelo comentário.
Olá Sr Carlos Graça
Hoje, dia 17 de junho de 2016 ouvi uma reportagem no Bom Dia São Paulo, da TV Globo que afirmou ser PROIBIDO o cultivo de horta em pneus, por desprender dele metal pesado que contamina a terra, naturalmente os vegetais e o lençol freático.
Portanto, os pneus podem ser usados somente para o cultivo de flores e não vegetais comestíveis.
Pensando bem, nem para flores, já que contamina a terra e o o lençol freático.
pesquisei sobre o tema e não encontrei nenhuma informação cientifica, poderia citar a fonte?
Olá Rapha
Fonte – http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1115.nsf/e00a7c3c8652b69a83256cca00646ee5/6d136c420a958bec8325783a00537840?OpenDocument
E ai, tiveram algum parecer, plantar horta em pneus , é toxico ou não ???
Olá Claudia
Pesquisando encontrei vários incentivos sobre hortas em pneus sem preocupação com os efeitos negativos que ele pode ter à saúde. Um tema que infelizmente está sendo pouco investigado. Algumas pessoas acreditam que depois de pintado com tinta a óleo o pneu deixa de soltar toxinas. Será verdade????
Encontrei uum link que fala dos males que o pneu beneficiado faz e que a longo prazo contamina o solo mesmo quando inteiro.
Veja http://sustentaveleorganico.blogspot.com.br/2015/05/bom-dia-pessoal.html
O pneu não é indicado para hortas, e mesmo para o plantio de flores fica a dúvida.
http://www.ecovidabomdespacho.com/2017/07/o-perigo-da-reutilizacao-dos-pneus.html
eu não me arriscaria a reutilizar pneus…melhor deixar isso para outros fins industriais….
Concordo plenamente. Se não há certeza absoluta sobre possíveis danos à saúde e ao meio ambiente, não deveria estar em uso