Saiba Tudo Sobre a Evolução das Políticas Ambientais no Brasil
Políticas Ambientais no Brasil.

Conheça a evolução das Políticas Ambientais no Brasil.
- 1514 – Ordenações do Reino (antigas leis portuguesas) com capítulos dedicados à preservação dos recursos naturais.
- 1605 – Regimento do Pau-Brasil, a primeira lei de uso e preservação da Mata Atlântica.
- 1805 – Por recomendação de José Bonifácio, São baixadas as primeiras instruções para reflorestar a costa brasileira.
- 1808 – È criado o Real Horto Botânico, RJ, por Dom João VI. Pioneira, a área da unidade de conservação é de 2,5 mil hectares. Hoje restam apenas 137 hectares.
- 1809 – Aos escravos que denunciam o contrabando de Pau-Brasil é concedida a liberdade.
- 1844 – O ministro Almeida Torres propõe desapropriações e plantios de árvores para salvar os mananciais do Rio de Janeiro.
- 1861 – Dom Pedro II cria, em áreas desmatadas para o café, as Florestas da Tijuca e das Paineiras, atual parque nacional da Tijuca.
- 1911 -É criada a primeira Reserva Florestal do Brasil no antigo território do Acre.
- 1921 – É criado o serviço Florestal do Brasil , atual IBAMA.

- 1937 – É inaugurado o Parque Nacional de Itatiaia, a primeira unidade de conservação do Brasil.
- 1985 a 1995 – A Mata Atlântica perde mais de 1 milhão de hectares entre São Paulo e Santa Catarina.
- 1973 – É criada a secretaria Especial do meio Ambiente do Governo Federal.
- 1986 – É criada a Fundação SOS Mata Atlântica.
- 1992 – A conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO 92 é organizada pela ONU no Rio de Janeiro.
- 1999 – É promulgada a primeira lei de crimes ambientais da era Republicana.
- 2000 – É aprovada a lei do sistema Nacional de unidades de conservação, que estabelece normas e critérios para as unidades de conservação
- 2003 – O INPE divulga o aumento de 40% no desmatamento da Amazônia Brasileira entre 2001 e 2002.
- 2004 – Em uma ação para conter o desmatamento na Amazônia, o governo divulga o plano de combate ao desmatamento.
- 2007 – É criado o instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com o objetivo de administrar as unidades de conservação Federais.
- 2008 – O ministro do meio Ambiente divulga o plano Nacional de Mudanças Climáticas.
- 2009 – Em dezembro, o Brasil participa da COP 15, em Copenhague.
Comente as Políticas Ambientais no Brasil.


Seja o primeiro a comentar!