Horta e Jardinagem

Pitanga no Vaso – Dicas de Cuidados, Como Plantar e Ter Frutos no Vaso

Pitanga no Vaso – Dicas de Cuidados

Para quem não dispensa plantas, jardinagem e frutíferas mesmo que em espaços menores, a dica é plantar fruta em vasos, elas crescem menos delimitadas pelo tamanho do vaso e nem por isso deixam de dar frutos doces e saudáveis.

Hoje vamos dar dicas de como plantar pitanga no vaso e cuidar dela de forma que se mantenha viçosa e as pitangas venham a nascer e vingar amadurecendo e adoçando também. Confira abaixo como plantar, regar, adubar, onde colocar a pitanga no vaso.

plantar-pitanga-no-vaso-como-adubar-frutificar

Plantar pitanga no vaso

De folhas delicadas, flores brancas e frutinha deliciosa, lindas, que parecem balõezinhos amarelo, laranja e avermelhado. Planta que se desenvolve bem em clima quente e úmido, sol direto a maior parte do dia e que não gosta de frio.

Terra

A terra ideal para a pitangueira deve ser rica em composto orgânico, substrato, húmus de minhoca e este material deve ser reposto a cada ano em média 20% do total.

Rega

A rega da pitangueira no vaso precisa ser regular, sem encharcar.

A dica é regar com frequência, mantendo a terra úmida sem encharcar.

Vaso

O diâmetro do vaso vai determinar o tamanho da pitangueira, quanto maior mais ela cresce, podendo atingir até 2 metros de altura. O recomendado é que o vaso tenha no mínimo 50 litros.

Floração da pitanga

A floração da pitangueira acontece no fim do inverno e começo da primavera e em seguida a frutificação. A pitangueira leva 3 anos após o plantio para florescer e frutificar.

Como podar pitangueira

Após a colheita das pitangas é preciso fazer uma poda retirando as folhas secas e danificadas, podar os galhos mais altos e os galhos entre a copa da árvore.

No caso de muda nova que ainda não frutificou faça uma poda de limpeza sempre que ver galhos secos.

Quando começar aparecer novos brotos, pode os galhos mais fracos para que venham brotos fortes e mantenha a entrada do sol entre os galhos e a boa ventilação.

Mantenha sua pitangueira em uma varanda ensolarada, no jardim plantada em um vaso, no quintal, o importante é que ela tenha sol pleno, rega constante sem encharcar, solo fértil, poda após a colheita e adubação anual.

Doenças e pragas da pitangueira

No Brasil não é comum doenças na pitangueira.

A praga mais comum do pé de pitanga são as moscas das frutas, que depositam seus ovos, que ao se desenvolverem se alimentam da polpa da pitanga.

Para combater as moscas das frutas na pitanga a dica é colocar uma isca com suco bem doce na pitangueira.

A broca do caule e dos ramos é a principal praga da pitangueira, e acontece quando uma mariposa branca coloca seus ovos nos galhos e troncos, e as lagartas atacam a árvore, deixando rastros como pequenos buracos rodeados com teias e excrementos.

A broca do caule causa secamento dos ramos e comprometimento do caule. O correto é a poda dos ramos e caules afetados.

Pragas como pulgões e ácaros também podem afetar a pitangueira.

Os pulgões atacam os ramos e folhas da pitangueira.

Os ácaros prejudicam as folhas e os frutos.

Escreva sua dúvida ou comentário sobre como plantar e cuidar da pitanga no vaso.

Assuntos do Artigo:
  • triatox é bom para pulgas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

20 Comentários

  1. Maria Alice Taino disse:

    Olá….

    Tenho uma pitangueira em um vaso, e já deus poucas frutinha por duas vezes..Só que agora encontrei uns besourinhos marronzinhos comendo as folhas ..Como faço para eliminar…Usei o oleo de \Nem mais sem muito resultado. Como faço a poda dela, pois estou percebendo as folhas estão marrons e ela está muito feia.Devo usar algum adubo…

    Por favor me ajudem…

    Maria Alice

    • Graci disse:

      Olá Maria Alice

      A melhor forma de controlar os besourinhos marrons é fazendo uma armadilha, passando melaço ou alguma coisa que grude em um pedaço de papelão e em seguida balance as folhas da pitangueira próximo ao papelão. Os besouros vão voar e grudar no papelão.

      Na parte de trás das folhas ficam as larvas do besouro, faça uma catança manual, eliminando as folhas contaminadas.

      A poda deve ser feita uma vez ao ano, após a frutificação e quando começa brotar novas folhas. Retire os galhos que estão brotando, os galhos fracos, secos e folhas secas. Se tiver três galhos num mesmo caule, retire dois deles. A limpeza facilita a entrada da luz do sol. Pode podar sem medo com uma tesoura de poda.

      Faça adubação durante o crescimento e frutificação. Afofe a terra superficial do vaso e coloque adubo pronto comprado em lojas especializadas ou caseiro. Veja nosso post sobre adubo orgânico.

       Boa sorte!!!

  2. EDNÉIA SCRÁSSULO DELFIM disse:

    Bom dia,

    Há aproximadamente 1 ano plantamos algumas sementes de pitanga, que geraram 3 mudas.

    Estávamos esperando o fim do inverno para poder separá-las em 3 vasos, mas agora apareceram vários brotinhos ao longo do caule e não sei se podem ser transplantadas agora.

    Podem me ajudar?

     

    • Graci disse:

      Olá Ednéia

      Elas podem ser transplantadas sim sem abalar as raízes.

      É importante manter os cuidados como regas, sol e adubação.

  3. Eugilene Miranda disse:

    Minha pitangueira ja esta com uns 40 cm e cheia de folhinhas novas, mas bem esparramadas. É assim mesmo??

  4. Carmen Lúcia disse:

    Boa tarde, tenho uma pitangueira em um vaso na minha varanda, ela já tem uns 8 anos, sempre deu pouquinhas pitangas, esse ano deu mais quantidade, mas durante a floração, ou melhor até agora, ela está com um problema que não estou conseguindo resolver, apareceu umas bolinhas brancas no caule e agora apareceu também um líquido melado nas folhas, as folhas caem no chão e mela tudo, não sei o que faço.

    • Graci disse:

      Olá Carmem
      Está parecendo cochonilhas, praga que ataca plantas.
      A dica é você remover manualmente usando vinagre.

  5. Cleberson Resende disse:

    Bom dia, tenho uma pitangueira nova esta com mais ou menos 1,5m e esta no solo, ela nunca floreceu e eu comecei a usar o bio bokashi….será que estou fazendo certo, vc poderia me dar algumas dicas pra que eu e minha família possamos comer dos frutos esse ano

    • Graci disse:

      Olá Cleberson
      A pitangueira frutifica após o 3º ano do plantio.
      É importante que ela tenha sol pleno, rega constante sem encharcar, solo fértil, poda após a colheita e adubação anual.
      Com todas estas recomendações, o uso do bio bolashi é sim uma boa forma de adubar e favorecer a floração e a frutificação da pitangueira.
      Boa sorte
      Volte sempre ao site Essaseoutras

  6. Norberto disse:

    Oi… Estou com um problema na minha pitangueira de vaso. As folhas de cima não nascem. Parece que começa mas não continua, ficam menos de 1mm. Era somente em alguns galhos na parte de cima, mas agora está tomando o vaso todo. Não achei nenhum inseto. O que pode ser?

    • Graci disse:

      Olá Norberto

      No Brasil não é comum doenças na pitangueira.

      A praga mais comum do pé de pitangua são as moscas das frutas, que depositam seus ovos, que ao se desenvolverem se alimentam da polpa da pitanga.

      Para combater as moscas das frutas na pitanga a dica é colocar uma isca com suco bem doce na pitangueira.

      A broca do caule e dos ramos é a principal praga da pitangueira, e acontece quando uma mariposa branca coloca seus ovos nos galhos e troncos, e as lagartas atacam a árvore, deixando rastros como pequenos buracos rodeados com teias e excrementos.

      A broca do caule causa secamento dos ramos e comprometimento do caule. O correto é a poda dos ramos e caules afetados.

      Pragas como pulgões e ácaros também podem afetar a pitangueira.

      Os pulgões atacam os ramos e folhas da pitangueira.

      Espero ter ajudado
      Volte sempre.

      Os ácaros prejudicam as folhas e os frutos.

  7. Elton Giovane Fischer disse:

    Boa tarde.
    Tenho uma pitangueira no vaso fazem 05 anos e em 2017 deram os primeiros frutos ,mas este ano as folhas estão secando e “amareladas” caindo do pé. notei que algumas estão com um tipo de bolor embaixo das folhas e na parte de cima os ramos já estão quase sem folhas. obs: rego através de uma garrafa pet com pequeno furo na tampa e pingando na terra do vaso.
    Obrigado pela atenção
    Elton

    • Graci disse:

      Olá Elton
      Agora, fim do inverno e início da primavera é a época das folhas da pitangueira amarelarem e caírem, em seguida ela forra de flores e depois de pitangas. A minha pitangueira amanheceu florida hoje, coisa mais linda!!!

      Com relação ao bolor, verifique se ela está com algum tipo de fungo por excesso de umidade, rega ou falta de nutrientes.
      Se florir bastante e der frutos após a queda das folhas sua pitangueira está sadia.
      Espero ter ajudado.

      Volte sempre!!

  8. Silvia Barbosa disse:

    Eu tenho uma pitangueira mais ainda ñ deu frutos, alguma dica??

    • Graci disse:

      Olá Silvia

      A pitangueira leva em média 3 anos após o plantio para florescer e frutificar. Após este tempo sem frutos, pode ser falta de sol, de adubação, de rega ou ainda está caminhando para a maturação conforme a espécie.

  9. maria roseli luz disse:

    Ola tenho uma pitangueira plantada no solo , mais de 4 anos mas os frutos sao muito pequeno nao desenvolve . o que poderia fazer para dar frutos maiores

    • Graci disse:

      Olá Maria
      Mantenha os cuidados como sol pleno, rega constante sem encharcar, solo fértil, poda após a colheita e adubação anual.

  10. Edilene Vogel disse:

    Olá! Enterrei sementes de pitanga há uns 1.5 ano. Quando estavam com uns 20 cm transferi pra vaso maior. Agora duas delas estão com uns 30 cm e outras duas com uns 60 com. Nunca podei-as. Estão com muitas folhinhas novas brotando. Quando devo podar pela primeira vez? Qual a melhor época?
    Grata!

    • Graci disse:

      Olá Edilene
      Após a colheita das pitangas é feita a poda retirando as folhas secas e danificadas, podando os galhos mais altos e os galhos entre a copa da árvore para que a árvore tenha boa ventilação entre os galhos, boa entrada de luz solar e para que os novos brotos venham com força.
      No caso de muda nova que ainda não frutificou faça uma poda de limpeza sempre que ver galhos secos.
      Quando começar aparecer novos brotos, pode os galhos mais fracos para que venham brotos fortes e mantenha a entrada do sol entre os galhos e a boa ventilação.
      Grata pelo comentário
      Volte sempre!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.