Jardim de Pneus Coloridos Sobrepostos – Passo-a-passo
Fazer horta reciclando pneus usados é PROIBIDO?
Hoje, dia 17 de junho de 2016 ouvi uma reportagem no Bom Dia São Paulo, da TV Globo que afirmou ser PROIBIDO o cultivo de horta em pneus, por desprender dele metal pesado que contamina a terra, naturalmente os vegetais e o lençol freático.
Portanto, os pneus não podem ser usados para o cultivo de flores e nem de vegetais comestíveis. Reciclar pneus é necessário, porém não deve ser usado para o cultivo infelizmente, o que invalida a matéria abaixo?
Horta de pneus é saudável
Uma reportagem mostrada no programa Bem Estar da Globo no dia 09/04/2018 questionou se plantar hortaliças em pneu é perigoso para a saúde ou não?
O médico patologista Paulo Saldiva falou que o pneu tem substâncias tóxicas como metais pesados e hidrocarbonetos, mas elas não se desgrudam dele porque o pneu foi feito para não liberar substâncias tóxicas, a não ser quando queimado, com o atrito ou aquecimento em alta temperatura.
Na horta reciclando pneus ou nos pneus que servem como vaso não existe perigo e podemos plantar verduras, hortaliças e plantas à vontade. O recomendado pelo médico é lavar bem o pneu antes do uso para evitar contaminação por bactérias que possam estar alojadas no pneu sujo.
Jardim de Pneus Coloridos Sobrepostos – Passo-a-passo e Dicas
Dicas de como fazer um lindo jardim de pneus usados. Reciclar é a palavra do momento. Recicle pneus usados e cuide do nosso planeta. Muita gente tem vontade de montar um belo jardim mas não faz por achar que para isso são precisos muitos vasos caros.
Se você é uma dessas pessoas, vai poder realizar o seu sonho sem por a mão no bolso, sem gastar muito. Trata-se de uma dica muito simples e que tem um efeito incrível, fazer jardim de pneus.
O procedimento é simples, confira o passo-a-passo de como fazer jardim de pneus.
Jardim de pneus
– Para o fundo do pneu pode-se usar um entrelace feito com tiras de pneu cortado (veja foto).
– Depois é só organizá-los de modo que um sobreponha ao outro. Para entender como deve ficar, confira a foto que nós separamos:
Por último vem a melhor parte. Coloque no fundo uma manta acrílica para segurar a terra ou até um tecido velho de algodão, coloque a terra preparada para plantio de flores, enfeite seus vasos com lindas flores e faça deste espaço o mais gostoso da sua casa, reciclando pneus e ajudando a preservar o meio-ambiente.
Aprenda também a fazer uma horta com pneus usados vendo o vídeo abaixo ou CLICANDO AQUI.
Veja também como reutilizar pneus usados.
Veja vídeo do SESC Sergipe falando sobre horta em pneus.
Gostou da dica sobre como reutilizar pneus fazendo horta e jardim de pneus usados??? Comente aqui no blog Essas e Outras. Tem alguma outra ideia ou dica, escreva aqui.
Obrigada pela visita e volte sempre. Estaremos escrevendo sempre novidades sobre reciclagem e reutilização.
Assuntos do Artigo:
- jardim com pneus
- jardim de pneus
- como pintar pneus velhos
- ################
- como pintar pneus para jardim
- jardinagem com pneus
- tinta para pintar pneu



As plantas dentro dos pneus estão em vasos? Como é feito o fundo para sustentação das plantas em cada pneu?
Olá, ficou muito lindo, que tinta foi usada para pintar os pneus?
Qual é o nome dessa flor?
Obrigada
Ameiiiiii a ideia!!!
agora eu so eu arrumar alguns pneus e proto…
parabens
muitooooooo legal
qual foi a tinta usada……
parabens
sou professora de geografia, na escola estadual e na escola municipal de são josé do xingú, adorei idéias dos pneus e jardinagem, mas preciso sempre de ideias, e agradeço se me enviarem novas descobertas que tenha baixo custo, pois trabalho com doações, obrigado pessoal
parabéns é lindo e bem criativo
Olá bom dia, adorei a idéia, além de linda muito criativa e ecologica. Já consegui os pneus, só que não sei o que colocar no fundo?Ou as plantas estão em vasos? E qual a melhor tinta pra pintar? Obrigada pela atenção e aguardo a resposta. Parabéns.
Maravilhosa a ideia desta jardineira. Ainda dando solução p/ uso dos pneus velhos.
Muito legal mesmo.
Adorei, vou fazer no meu Jardim, mas estou com a mesma dúvida da colega de cima. Como foi feito o fundo do pneu para plantas as flores? Sera um fundo de madeira mdf com pregos? Alguém fez e deu certo dessa forma? Valeu pela dica.
Loren
Oi Loren,
A dica para fazer o fundo do pneu é colocar uma madeira grossa pregada no pneu, e pelos furos do prego acontecerá a drenagem da água, podendo sim ser um MDF. Outra dica é fazer um entrelace com tiras de pneus (veja foto no post do essaseoutras).
Espero ter ajudado.
Graci.
Bom dia Loren !
Qto ao fundo do pneu, vi um trabalho utilizando tela fina de plastico( para não enferrujar). Para deixá-lo nivelado, foi utilizado uma calota colocada no interior do pneu e a tela sobre ele. Vi pronto.
olá sou Monitor comunitario da E.E.E.F. Professora Aurora Peixoto de Azevedo na capital de Porto Alegre, adorei a idéia os alunos adoraram se pudere enviar mais crestividades para enfeitar nossa escola por favor me enviar se posivél agrdecemos
PARABÉNS LINDO.IDEIA MUITO CRIATIVA.
Olha !!! Achei o máximo !!!
Continue criando !! OK !!!
Parabéns! Muito criativa idéia, já estou planejando para aproveitar quatro pneus que trocamos recente.
Olá bom dia, adorei a idéia, além de linda muito criativa e ecologica. Já consegui os pneus, só que não sei o que colocar no fundo?Ou as plantas estão em vasos? E qual a melhor tinta pra pintar? Obrigada pela atenção e aguardo a resposta. Parabéns.
Ola Simone,
a dica para fazer o fundo do pneu é colocar uma madeira grossa pregada no pneu, e pelos furos do prego acontecerá a drenagem da água, podendo sim ser um MDF. Outra dica é fazer um entrelace com tiras de pneus (veja foto no post do essaseoutras). A tinta usada pode ser à óleo.
Espero ter ajudado.
Graci.
Que tipo de tinta podemos usar para pintar os pneus?
Olá Dilcineia,
Para pintar pneus use tinta a óleo ou tinta automotiva com compressor.
Obrigada pela visita e comentário.
Estou com muita dificuldade para pregar as tiras do fundo o que você usa ?
Olá, posso colocar para fazer a base de sustentação da terra, uma tela de arame galvanizado e por cima dela, dentro do pneu usar cacos de telhas sob a terra? Pois não sei se darei conta de cortar as tiras de pneu para fazer o entrelaço e penso que mdf se exposto a chuva vai danificar muito mas rapidamente do que a tela.
Aguardo uma resposta. Obrigada
Olá Jani,
creio que sim, desde que você deixe espaços pequenos abertos para evitar a evasão da terra.
Faça e comente conosco se deu certo.Obrigada pela visita e comentário.
Boa noite!adorei o seu trabalho com os pneus,e gostaria muito de comprar
voçe vende? qual e o preço? aguardo resposta muito obrigada.
Olá Sonia,
nós não vendemos, somente divulgamos o trabalho, incentivando a propagação, para melhor conservação do meio ambiente, reutilizando pneus usados.
Obrigada pela visita e comentário.
Boa noite! adorei seu trabalho com os pneus.e gostaria de saber se voçe vende? e qual o preço
aguardo resposta muito obrigada.
sonia
Olá Sonia,
nós não vendemos, somente divulgamos o trabalho, incentivando a propagação, para melhor conservação do meio ambiente, reutilizando pneus usados.
Obrigada pela visita e comentário.
Parabéns pela idéia do pneu.
Olá pessoal, nunca usem MADEIRA ou MDF pois a humidade é inimiga dos dois materiais.
Para manter a terra dentro do pneu, a melhor maneira é o exemplo acima com tiras de pneu entrelaçadas e pregada nas extremidades.
Belíssima a idéia dos pneus. edson.
Bom , dia ! muito bom ter gente com belos projetos como vcs , estarei ligado sempre em novas ideias.
Olá Luis
Obrigada pelo comentário, volte sempre.
ola, gostaria de saber se vc vende pneus pintado ,quando custa e como faco para comprar.
Olá Nair
Nós não vendemos pneus pintados, somente damos as dicas de como reutilizar eles.
bom dia, gostaria de saber como fazer um puf, a tampa de sentar, e como colar um pneu no outro,
. desde ja agradeço sua atenção
OLá Fatima
Os pneus são parafusados um no outro e a tampa de sentar é feita com um círculo de MDF do tamanho do buraco do pneu e forrado com espuma e tecido, couro, crochê, ou o que você quiser.
Veja nossa matéria sobre como fazer puff CLICANDO AQUI.
Tem um terreno grande ao lado da casa de minha mãe (86anos), que jogam lixo! Além do que o lixo pode trazer, é muito feio!! E eu quero ver se transformo num lugar limpo e lindo!!! Posso contar com vocês?! Me ajudem!??
Olá Martinha
Antes de mais nada é preciso descobrir quem é o dono do terreno. No setor de cadastro da prefeitura você pode descobrir o dono, epedir autorização para o trabalho de recuperação da área.
boa tarde eu tenho una pneus aqui em casa e tambem planto alguma coisas ja comemos muito de la,mas comentando com uma pessoa ela me disse que os pneus SAO ALTAMENTE CANCERIGINOS,os componentes neles usados vao se soltando no decorrer do tempo e contaminam tanto o solo como as pessoas,fui procurar na internete e tem muitos casos posto como comprovado,inclusive aqueles gramados artificiais foi de la que veio a primeira desconfiança.
meu nome e Paulo Alencar e odoro plantas e coisas alternativas,gostaria de saber se realmente isso e verdade