Adoçante em Excesso faz mal
Estudo feito por pesquisadores israelenses publicado na revista Nature, mostrou que o excesso de adoçante pode ser prejudicial à saúde. Por causa da dieta para emagrecer, por medo do Diabetes, por ser diabético ou até por modismo mesmo, muitas pessoas optam pelo adoçante no lugar do açúcar.
Na maioria dos casos o adoçante é recomendado e ajuda combater a doença ou mal, o problema é quando este adoçante é ingerido de forma exagerada, sem preocupação do que ele pode fazer de negativo ao nosso organismo.
Sim, é verdade, o adoçante em excesso pode mudar nossa microbiota intestinal e alterar nosso metabolismo, podendo levar a intolerância à glicose, de forma que o açúcar permaneça por mais tempo no sangue, o que poderia resultar em uma pré-diabetes ou uma toxicidade afirma pesquisas.
Também foram notados efeitos negativos como depósito de gordura abdominal, aumento de peso, glicemia de jejum aumentada, Hemoglobina Glicada aumentada. Nos estudos foram dadas doses altas de adoçante primeiro para animais e depois para seres humanos sem problemas com Diabetes ou pré-diabetes, e nos dois casos o resultado foi o mesmo.
Os estudos foram feitos com adoçantes de Sacarina, aspartame e sucralose e causaram reações que levaram a intolerância à glicose, principalmente o adoçante a base de sacarina. Foi administrada nas pessoas a dose diária máxima permitida de adoçante, que é de 5 mg por kg de peso corporal, dividida em três doses diárias e causaram a intolerância ao açúcar devido a alterações causadas na Flora Intestinal e no Metabolismo.
Vale lembrar que a reação das pessoas nem sempre é a mesma, podendo ter pessoas com mais ou menos propensão as alterações causadas pelo uso descriminado do adoçante.
Segundo especialistas, em doses pequenas, duas vezes ao dia aliado a dieta saudável, exercícios físicos, o adoçante não traria prejuízos para a saúde.
Fonte – Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – Sban
Escreva seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários