Tudo sobre Alta Idade Média: Surgimento do Feudalismo as suas Causas

A Idade Média é um dos períodos históricos mais estudados e conhecidos. Embora por muitos anos tenha sido considerada a “Idade das Trevas”, a época foi marcada por fatos e acontecimentos que nos ajudam a entender o mundo em que vivemos hoje.
Por ser considerado um longo espaço de tempo da história (séc. V a séc. XVI) a Idade Média é comumente dividida em Alta e Baixa. Neste post falaremos um pouco sobre a Alta Idade Média, periodo conhecido pela queda do Império Romano e o surgimento do Feudalismo.

Como o nome já diz, a Alta Idade Média foi um período de transição da era Clássica muito importante para a caracterização do que nós conhecemos por era medieval. A decadência do Império Romano foi o primeiro passo para essa transição, já que abriu espaço para que os bárbaros.
Área que antes pertenciam aos romanos passaram a ser ocupadas pelos germânicos, o que gerou uma fusão entre as duas culturas e alterou o sistema comunitário primitivo do segundo. A sociedade se tornou mais hierarquizada onde a nobreza era sustentada pelos servos e escravos. Surgiam indícios do sistema que tomaria a Europa nos próximos séculos.

Dessa forma foram criados reinos bárbaros que constribuiram para a descentralização do poder em todo o continente. Dentre esses reinos os mais importantes foram: Reino dos vândalos, reino dos francos e reinos dos anglo-saxões.
A dinastia Carolíngia foi talvez a que mais tornou possível o surgimento do Feudalismo. As medidas tomadas pelo soberano Carlos Magno na tentativa de legitimar o seu poder acabaram por miná-lo fortalecendo os nobres e principalmente a Igreja Católica. Dentre essas medidas estavam: divisão do território em condados, doação de terras aos vassalos nobres e criação de uma forte aliança com a igreja que acabou por fortalecê-la.

Os castelos e fortificações tomaram conta de uma Europa insegura
Em uma atmosfera como essa onde o soberano já não tinha tanto domínio sobre o povo e as constantes invasões de vikings geravam uma insegurança geral, a solução foi dividir o poder para que ele pudesse ser mantido. Territórios menores podiam ser defendidos com mais eficiência e a agricultura tomava o lugar de principal atividade econômica do Estado por conta da Ruralização iniciada ainda no fim do Império Romano.
A necessidade que os camponeses pobres sentiam de proteção os forçava a abrir mão de boa parte de seus direitos para se tornar o vassalo de um senhor feudal. Num feudo a busca principal era por uma agricultura de subsistência e um bom exército capaz de se defender dos invasores.

Gostou do post??? Ajudou você a entender um pouco melhor a Alta Idade Média??? Comente.
Assuntos do Artigo:
- surgimento do feudalismo
- o surgimento do feudalismo
- tudo sobre a idade media
- alta idade media resumo
- tudo sobre a alta idade media
- tudo sobre idade media


muito bom me ajudou a fazer meu slide
nossa me ajudou bastante o meu professor falou que estou de parabéns
muito bom me ajudou e muito!!!!