Notícias

O que é “Partícula de Deus”: Descoberta do Bóson de Higgs e Universo

..

Você já ouviu falar em “partícula de Deus“? Apesar do nome que remete a mais importante figura religiosa do Cristianismo, essa expressão é usada para dar nome a uma partícula subatômica que segundo o cientistas, é a única capaz de explicar a origem do Universo. Isso porque a partícula, também conhecida como “bóson de Higgs“, pela teoria teria dado origem a massa de todas as outras partículas existentes.

A “partícula de Deus” era a única prevista pela teoria da física que ainda não tinha sido detectada em laboratórios, e por isso ela vinha sendo perseguida ao longo das últimas décadas. Nesta quarta-feira (4) os cientistas anunciaram a observação de uma partícula subatômica inédita que eles acreditam que se trate do “bóson de Higgs”.

Vale ressaltar que a descoberta ainda não representa um avanço direcionado a nenhum campo específico da tecnologia, mas para os fiéis seguidores da teoria de origem do Universo mais conhecida do mundo, o Big Bang, é o que dá sentido às afirmações feitas até hoje. Mas afinal, por que a partícula que em tese vai contra todas as versões religiosas de surgimento do planeta, leva o nome de “partícula de Deus”?

O “bóson de Higgs” ganhou o apelido de “partícula de Deus” em 1993, depois que o físico Leon Lederman, ganhador do Nobel de 1988, publicou o livro “The God Particle” (literalmente “a partícula de Deus”, em inglês), voltado a explicar toda a teoria em volta do bóson de Higgs.

Mas e você, o que acha disso tudo? Você acredita que essa partícula explicará como o Universo teve sua origem? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.