Dia Mundial sem Tabaco – 31 de Maio, Luta contra o Cigarro e o Vício

Hoje, 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A Organização Mundial de Saúde criou a data em 1987 mas infelizmente de lá para cá as coisas não mudaram muito e o consumo de cigarros ainda é muito alto em todo o mundo.
Foram divulgados números alarmantes no último dia 27. Segundo a OMS o tabaco ainda matará 6 milhões de pessoas este ano e o pior é que 600 mil desses milhões são fumantes passivos. Se as coisas permanecerem como estão estima-se que este número passe de 8 milhões em 2030.
Por mais que sejam feitas campanhas e a população seja informadas quanto aos malefíciosdo tabagismo, o vício é difícil de ser vencido e muitas pessoas preferem se acomodar.
O fumo causa entre outras coisas, alterações graves no nariz e na boca, o que faz com que ele não sinta o sabor real da grande maioria dos alimentos. O corpo fica mais propício a desenvolver úlceras, refluxos e irritações no estômago.

Além do mais a aparência de um fumante sofre com o vício. Os dentes tendem a ficar amarelados, a pele envelhece precocemente e há predisposição para males como o mal-hálito. Estudos feitos com irmão gêmeos comprovaram que os fumantes podem parecer até oito anos mais velho do que quem não fuma.
Cerca de 95% dos pacientes com câncer de boca são fumantes e para eles o risco de desenvolver catarata e degenerações é duas a três vezes maiores. Danos cerebrais, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), infertilidade e problemas graves no coração também podem ser causados pelo tabagismo.
Por isso é tão importante comemorar essa data e ajudar quem você conhece a se livrar do vício. Se você tem o hábito de fumar, nunca é tarde para dar um basta e começar uma vida nova!
Gostou deste post??? Qual é a sua opinião sobre o assunto??? Comente.
Assuntos do Artigo:
- dia mundial de luta contra o tabaco


Seja o primeiro a comentar!