Mangá- Como Desenhar Rosto, Expressões Faciais e Cabelo: Passo-a-passo
Mangá- Como Desenhar Rosto, Expressões Faciais e Cabelo: Passo-a-passo

De origem japonesa o Mangá têm conquistado cada vez mais os brasileiros. As histórias em quadrinhos encantam nas revistas e muitas vezes ganham vida sendo exibidos na televisão e no cinema.
O que mais chama a atenção num Mangá é a forma diferenciada. Para que fique perfeito é necessário ter muita paciência e treinar bastante, mas o efeito não decepciona. Mesmo parecendo difícil a boa notícia é que não precisa ser um desenhista para fazer um bom desenho, força de vontade, um pouco de técnica e treino são suficientes.

Por incrível que pareça tudo o que se precisa saber pode estar numa revista ou num passo-a-passo. Pensando nisso nós separamos alguns modelos para você aprender a fazer rosto, expressões faciais e cabelos de mangá. Em outros posts colocaremos corpo, roupas, etc. Confira:
Formato do rosto de mangá
A primeira coisa a fazer é desenhar um círculo com um traço vertical exatamente no meio. Depois deve-se acrescentar dois traços horizontais que dividam o círculo em três partes como é possível ver no exemplo. Depois faça duas retas que se cruzem em direção ao meio no círculo e sejam tangentes dele (veja a segunda imagem do exemplo). Este será o tamanho de seu rosto.

Chegou a nhora de começar a dar forma ao seu rosto. Desenhe a região maxilar de seu mangá sendo que o queixo ficará um pouco acima do local onde as duas retas se encontram. O formato de seu rosto está pronto, só resta saber aonde colocar a sobrancelha, os olhos, o nariz e a boca.
Isso é muito fácil porque o esboço já indica que: os olhos devem ficar entre a parte inferior do círculo e a segunda reta horizontal que o divide em três; o nariz deve ser colocado na região da reta vertical e da parte superior do círculo; a boca fica no meio do espaço entre o queixo e a parte superior da circunferência. Simples, não?!
Expressões faciais de mangá:
Elas são infinitas por isso nós preferimos separar um vídeo que explica melhor como fazer expressão facial e escolher a expressão certa e acrescentá-la ao rosto. Confira como fazer desenhos de mangá:
Por último vem o cabelo. Isso é do gosto do desenhista e não existe muita técnica na hora de desenhar, por isso nós separamos os melhores modelos de cabelos femininos e masculinos para você escolher. Confira:
Cabelos masculinos de mangá:

Cabelos femininos de mangá:

Gostou das dicas de como desenhar mangá??? E dos modelos de desenhos de mangá??? Comente.
Assuntos do Artigo:
- como desenhar mangá
- como desenhar mangá passo a passo
- desenhos manga
- mangá passo a passo
- manga
- aprender a desenhar mangá
- como desenhar animes


amei as dicas eu amo desenhos mangás adoro desenhar eu as usarei com certeza essas dicas
valeu pelas dicas gostei muito
eu gostei muito
e estou aprendendo a desenhar mangá e certamente eu usarei as dicas
e ja sei onde procurar mais dicas da procima veis
Ain adorei também as dicas, foram ótimas !
Estou aprendendo, e preciso de técnica !
Obg !
eu achei sensacionais suas dicas! com certeza irei usa-las para meus desenhos mangá você me deu varias ideias eu estou começando a fazer mangá a pouco tempo mas já sei onde encontrar dicas maneirissimas
caraca!!!!! sao d++++
adoro desenhar é meu robi
tenho um primo que gosta muito tambem ! ele é fera
o nome dele é royter!!!
gostei muito dos cabelos e das dicas com desenhar os rostos muito bom
nossa adorei tava loka pra saber como poderia modificar meus desenhos e amei mesmo esses exmplos de cabelos muito doido
eu salvei essas imagens no meu PC muito show isso!!!!!
Parabéns, muito bom não sei se foi vc que desenhou mais se foi continue assim será um grande desenhista, daki a alguns anos vou para o Japão para tentar publicar meu mangá na Shonen Jump… espero que eu consiga vou ser um grande mangaká..
Muito legal,pena que eu não consegui ver o vídeo a tempo,agora ele foi excluído,mais parabéns!
Oi,gostei muito da técnica,também desenho mangás,um desenhista até me chamou pra ir á São Paulo fazer os desenhos…eu não uso essa técnica que você mostrou..mais muito boom 😀
Usoo muito os cabelos femininos
muito bom o site
eu gostei adoro desenha
Eu Fiz Os Olhos ONariz A Boca O Rosto Mais Não COnsigo Fazer O Cabelo!
E tão difícil desenhar um boneco mánga…
Eu sei desenhar mangá
eu adorei muito bom
adorei, mas eu nao consigo desenhar de jeito nenhum, mesmo assim ajudou bastante…rs
eu adorei as dicas me ajudou bastante…..
vlw
lO/
Ola, gostei dessas dicas, bem eu estou começando a desenhar. ( na escola a umas semanas atras eu estava desenhado uns animes muito loucos…) ai eu mostrei pros meus pais e eles estao comprando um kit semanalmente. aprendi a fazer agora um profissional só que não consigo desenhar muito o cabelo. fica dificill, com a cabeça pronta. antes eu fazia só o cabelo, os olhos e a boca ai eu fazia o rosto ( se fosse gordinho, magrinho, ou normal.) mas ja consegui fazer um cabelinho 🙂 . Obrigada pelas dicas!!
nossa, amei muito esse blog, desenhava mangás antigamente, comecei a desenhar novamente a pouco tempo, e não conseguia fazer expressões, agora consegui, mtmtmt bom 😀
muito bom consegui desenhar um
Ai eu amei obrigado continue postando eu amei obrigado
adoro desenha é esses desenhos são lindos
nooossa, e eu que pensava que desenhava bem, isso aqui é muuuuuuuito melhoooor, concertesa!!!
lindo leGAL DE MAIS EU QUERIA APRENDER A DEZENHAR IGUAL A VOCE FOI LINDOS OS DEZENHO CARACA QUE PERFEITO CADA CABELO FEMININO OU MASCULINO ADOREI DE MAS VOU FALA SHOW DE MAS MAS UM DIA EU VOU ABRENDE A DEZENHAR ASIM IGUAL A VC
AAI, LINDO, LINDOO! mas eu tenho um problema com isso.. eu faço o rosto perfeitinho, mas aí eu faço o cabelo e acabo com tudo =(
Eu adorei só que achei um pouco difícil,
Publique mais demonstrações de mangás para quem
ainda está aprendendo a fazer.
valew mt legal agora é so praicar kkkk 😀
Adorei as dicas eu ja sei desenha mangá mt bem + com essas dicas vo melhora mt +
eu amei os cabelos das meninas e até copiei vou fazer desenhos com eles amei de +
adorei virei um segundo picasso
nossa! show essas dicas, amei, vou usar com certeza, sao d+, vleu
gostei muito vlw pela dica
aaaaaaaa to lokaaaa eu kero mt desenhar isso mais nao consigoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!
gostei muito eu sou louco por desenho mangá e vcs tabem sao loucos por desenhos mangá arigato pra vcs e ate a proxima eu sou dono de um jogo shamado transformice e estou comviidando vcs para jogar quem quiser pode entrar no site transformice.com chall.
já salvei no pc e ta na minha pasta super guardado, os cabelos femininos são os melhores!!! 🙂 U.U
😛
adorei este site e muito legal
Show de bola ^^
tenho 11 anos gosto muito de desenhar mangá é muito legal e bem interessante adorei nota 10 espetaculo
vou ensinar crianças e adolescente a desenhar e adorei as dicas, tomara que o usuario volte a colocar o vídio né!brigaduuuu!!
Eu já sei fazer sem técnicas, mas quero melhorar, gostei das dicas obg ;*
nota 10!! desde criança queria aprender a desenhar manga, agora é so treinar
Amei! Eu adoro mangá e até desenho,mas quero aperfeiçoar com suas dicas. 🙂
Hum,baixei um curso super legal,muito bom na net.Fodástico.
Os cabelos são minha parte favorita!E as roupas também… se bem q no mangá os olhos,a expressão tudo expressa o jeito e o estado … adoro. :p
amei amo esse site manda videos fazendo os cabelos passo a passo por favor esse site é nota 10
amei o site! ele é nota 10….tchauu
por que você não posta imagens do dragon ball
Gostei muito das dicas de todos os cabelos,sei desenhar muito bem mais ainda tenho alguns erros mas o site nota 10000000000 tchau!
eu estou usando essas dicas mas eu queri saber como encaixar o cabelo na cabeça eu num consigo =(
nossa eu adoro esse saite agora eu se desenhar mangá 😀 [:
tenho 10 anos adoro desenhar mangá
no q eu me atrapalho um pouco é o olho =)
poderia ter ensinando como faser roupa,eu n sei faser =)
vlw cara ajudou muito agora eu aprendi mais coisas mas sempre q precisar volto aqui
blz 😉
Bem,Estas dicas dão-me muito jeito … Ja consigo desenhar um manga 🙂
Obrigada pelas dicas <3 🙂
🙂
eu adorei isso só a unica coisa q eu ñ sei fazer é o cabelo kkk
foi o unico site que eu ache com modelos de cabelo
valeu muinto aos donos do site,se voces tiverem como colocar Corpo de manga.eu agradeço muinto.valeu
Gente vcs q querem aprender apefeiçoar mangas entrem no “www.portalcursos.com\mangas” la tb ñ só aprende a desenhar mangás …
adoreei ja fiz uns 20 mangaas obg pela as suas dicas bjss
Amei, amei, amei!!! essa site é um máximooo me ajudou muiito nos meus desenhos!!!
é o MELHOR site que eu ja viiii!!
PARABÉNS!*
esse site é mto bom tah me ajudando no meu manga (pq tah uma bosta meu manga)
As Mina Pira
MUITO MASSA APRENDI MUITO COMESSAS DICAS
VALEW!!!! DX…..
MUITO MASSA APRENDI MUITO COM ESSAS DICAS
VALEW XD !!!!
Velhoooo fica lindooooooo perfeitooooooo, Ameeei muito muito muito
d+ me ajudo muito adorei
poxa me ajudol muinto vlw ae agora vol desenhar melhor ainda d+
adorei mim ajudo bastante
e sempre bom aprender
Vlw aew ;D aprendi e ja to praticand rs’
Oi gente, gostei muito desas técnicas de Manga eu já fui convidado para fazer desenhos até em São Paulo e em bauru mais eu não fui , não uso muito esta técnica mais eu gostei muito ta de parábems 🙂
cara, consegui desenhar o roosto, as expressoes e pa mais nao consegui fazer o cabelo =/’ mais vo tenta akeeew …. falooow (:
é muito legal essas dicas, concerteza muito útil! espero saber como desenhar bem direitinho!
OBG, tava msm precisando d dicas p/ cabelos femininos, adorei!!! *o*
Muito bom (^.^). Adorei as dicas de cabelos femininos, estava com muitas dúvidas de como desenhar um Mangá para o festival de Animes. Mas é isso, gostei mesmo!
adoreii as dicas foi mauito util 🙂
muito legal na minha aula de artes estou aprendendo então ajuda bastante e eu consiqui fazer muito legal msm!!!!
muito bom d+
muito bom esses desenhos adogo ddd+++
amei só tenho 11 anos vou aprender mangá rapidinho com essas dicas
legal, também tenho 11 anos e já faço mangás. Eu gostei muito das dicas de cabelo!
Blz sou fera no desenho mas n sabia deixar os desenhos iguais agora sei e vou fazer meu próprio mangá
AMEII ISO PARA O MEU TRABALHO DE MANGÁ FICOU PERFEITO
eu e minha amiga conseguimos desenhar ficou lindooooo adoreii
Bem eu tenho 9 Anos e já desenho Mangá, Bem eu Adorei Ta de parabéns, Eu só me enrosco um Pouco nos olhos Rsrs. Mais Obrigada Esta me ajudando muito esses desenhos estava sem idéias Para Fazer Cabelos..Novamente Parabéns (Pena q n deu Pra ver o vídeo :*
gostei dimais da conta e sensasional este site vai bombar
oi eu tenho 9 anos e estou aprendendo a desenhar no comesso é dificio mais depois vc se acustuma eu nao sei faser igual o que mostra mais estou chegando lá
Os cabelos são maravilhosos!!Estou começando a desenhar Manga,mais estou amaaandooo!!
Tenho 11 anos,estou pesquisando sobre Manga,muito bonito.È meio dificil no começo,mesmo,mais depois,você pega o jeito!!
Obrigada!!:D
Ameeei As Dicas .. E a experiencia de praticar esse tipo de desenho é Bom Demais! Tenho apenas doze anos Mais Ja desenho a 1 Ano e essas dicas me ajudaram Muitoo ..
Os Cabelos Saao Lindos Demais ..!
MuitoO Obrigadaa Por me Ajudaar .. =D
amei as dicas muito boas fis os melhores desenhos que ja vi
eu gotei muito de desenhar eu estou aprendendo mais coisas
ja sei faze aprendi rapido
gostei muito agora já sei desenhar mangá ,é bem fail,mais não me dei bem com o olho acho q deveriam colocar senzenbos de olhos
Eu amei !!!! Eu não sei desenhar bem e msm assim consegui !!! Não sou nada boa em desenhos mais vcs sao mto bons kkkk
nossa eu gostei muito adoroooooooooooooooooooooooooo !
demais… está me ajudando bastante , estou me aprimorando cada vez mais….
Nossa, é bem fácil desenhar o rosto, o chato é desenhar o cabelo e o corpo.Mangá é demaisss
Mt Obg! Ameii as dicas seguii todas e conseeguii fazer um anime Lindo a agr viciei em fazer anime rs” : P
consegui fazer mangas um mais lindo q o outro!!!se vcs podesem ensinar como faz as pernas e os pes eu agradeceria(:
Adoro mangás!!! E adorei as dicas! São ótimas!
Bjks
Também achei muito dimais!
E de verdade os cabelos são ótimos, né?@Aline
Demais eu vou treinar e muito , amo mangás.
eu adorei as dicas são muito boa
gostei muito so ki eu preciso + do ki isso tem como mim ajuda valeu ai
lindo eu amei
vlw cara ajudo bastante
ameei muito facil de aprender ,ja peguei as tecnicas
gosto muito desenhos manga´……..
sei la e como se eu tivese em um outro mundo e muito bom
eu amei eu fiz o mangá em outra pagina mas nessa eu aprendi a fazer os cabelos masculinos eu amei esse site só queria que mostrase o corpo mas assim mesmo obrigado
obg
sao muito boas essas tecnicas
amei vou tentar desenhar agora…
Gostei , estou aprendendo cada vez mais e espero q meus desenhos fiquem ótimos
<3 Adorei….
gostei pq eu amo fazer manga entao me deu novas ideias ver esses desenhos
eu gosto de desenhar
e essas dicas sao boas
finalmente um lugar onde achei oque procurava e tem um tutorial para olhos ????????
to tau mente dimais
tomara q eu aprenda
muito show
eu e minhas primas adoramos as dicas valeu!!
Ameii essas superdicas vou usá-las no meu Dever de Artes!!
oi, tenho 12 anos desenho desde pequeno. Desenho tudo que eu vejo com muita perfeição.
A minha mãe acha que tenho o dom de fazer o desenho que se chamam manga. Gosto muito de desenhar rosto cabelos olhos bocas as vezes tiro coisas da minha imaginaçao e fica muito legal.
Parabéns Vinicius,
fico feliz com a notícia.
Vá em frente e continue desenhando.
Obrigada pela visita e comentário.
amei so falta eu ter talento
não sou muito bom em desenhar, mas com essas dicas meu mangá ficou show, pena q nãoconsegui desenhar o cabelo, o uma sugestão pra o site é deveriam escolher o cabelo mais facil e dar dicas como desenha ele!
boas dicas eu ja sabia desenhar mais agora vou ficar melhor
Ameiiiii mtoooooo as dicas e ja estou colocando elas no papel..
Ficooou lindooooo
Cara as dicas são mt boas !!!
valeu
Gosto muito de misturar partes de mangás assim fazendo um diferente e esse site foi otímo pra me ajudar nisso.Parabéns pelo lindo trabalho
MANEIRO JENTI ME ADD NO FACE FELIPE SILVA EU TO COM UMA BLUSA MEIA VERDE AQUA E BRANCA SOU MORENINHO E CABELO PRETO
MANEIRO JENTI ME ADD NO FACE FELIPE SILVA EU TO COM UMA BLUSA MEIA VERDE AQUA E BRANCA
Nossa esse foi o melhor site que eu achei para melhorar meus desenhos adorei muito eu recomendo para todo mundo que queira melhorar seus desenhos ^_^
Adorei, eu sempre desenhei mangá, e muito bem pelo o que meus amigos e família falavam, mas a cabeça ficava um pouco torta, agora não vai ficar mais, obrigado! Não parem de postar! 😀
Muito bom, porémeu desenhava mangá desde os 12 anos é muito legal . Obrigada pelas dicas !
esses desenhos me ajudaram muito
gostei muito esses tipos de cabelos adorei quando eu presisar sempre entrarei nesse site
quem é otaku
Me ajudou muito para os meus desenhos !!!!
Nossa,amei esse site!
Vai ajudar muito!!
Altamente adorei este site, agora finalmente sei desenhar Mangá. Agradesse- vos imenso pelas vossas fantásticas dicas. Vocês são maravilhosos, não me ajudam só a mim como também ajudam os outros, vocês não sabem a quantidade de pessoas que se devem sentir agradecidas pela vossa ajuda, continuem assim 😀 Kiss
gemte adorei esas dicas ficarão muitos bonitos adorei mesmo
amei,muito show,
apesar de pra mim o mangá ser muito dificil,adorei o jeito que se faz é muito legal,obg.espero um dia me tornar uma desenhista muito famosa,(aaahh ,ia ser demais).Nossa eu adorei essas dicas eu tenho 12 anos e sempre tive a curiosidade de como q se faz os desenhos mangas e adimiro qm faz esses desenhos adoreiiii!!!!
Ajudou bastante , mas tamben poderia potar roupas em mangá
legal mais pode melhorar continue assim. temos um blog que tamos criando um mangá nao vou divulgar ainda pq nao esta pronto quando sair o primeiro capitulo eu posto aki
Muito bom eu ja aprendi gosto muito de desenhar e só é complicado quando é para apgar mais é otimo mj não morreu rsrsrs!!!! 🙂
Opa, boa matéria sobre mangá, legal esses cabbelos!
queria deixar meu blog aqui também, visitem:
Obrigado, até mais 😉
Amei as dicas :3 ficaram pftos meus desenhos
nossa adorei este site voces tambem?
_ Achei legal , mais por que as expressões faciais de mangá tem que ser em vídeo , não pode ser logo nesse site , isso eu não entendi .
Amei e já tou tentando, tá bem lg
Eu adore essa ideia,
eu atè já fiz um,
Eu não consegui ver os vídeos
🙁
🙁
🙁
Agora consegui!! E gostaria de dizer que queria muuuuuuuiiiiiiiiitoooooo desenhar como você!!!!
😀 😉
oi. valeu. eu sempre quis desenhar um mangá e achava bem dificil. mas agora vcs me ensinaram. valeu
Eu sempre tive talento no desenho,mesmo com 11 anos de idade, e considero essa uma boa técnica, mais deviam mostrar passo a passo o cabelo, que percebi que tanto eu como a maioria das outras pessoas tem mais dificuldades……
Olá Nicolle
Obrigada pela dica, vamos providenciar.
diacas muito boas gostei bastante muito bom
Obrigada
Kawaiiiiii!!!! (Muito fofo!)