Como Saber se Estou com Endometriose?- Sintomas,Tratamento,Tudo sobre
Como saber se estou com endometriose – Tudo sobre os sintomas, tratamento de endometriose.
A Endometriose é uma doenças que atinge 15% das mulheres no mundo e embora seja muito estudada a sua causa ainda é desconhecida para a ciência. Os sintomas da endometriose são cólicas fortes, aumento do fluxo menstrual, dor durante a relação sexual e dores abdominais intensas.
Embora não se possa definir a causa da endometriose, a ciência já sabe por exemplo que ela está relacionada ao hormônio estrógeno que é produzido pelo ovário das mulheres em idade reprodutiva.
Para quem tem Endometriose a doença se manifesta quando o endométrio é eliminado na menstruação e algumas de suas células migram até a cavidade abdominal, provocando uma reação inflamatória. Existem casos em que esta inflamação atinge outros órgão como o intestino e a bexiga dores e sangramentos na evacuação e na urina.
Há indícios de que a doença esteja ligada a disturbios no sistema imunológico do organismo e questões genéticas.
Se a Endometriose for progressiva, os seus sintomas se agravam com o tempo tornando-se extremos e levando, na maioria dos casos, à infertilidade. Mesmo quando a doença não é progressiva ela pode causar dificuldades para engravidar.

É muito importante ter o diagnóstico da doença cedo, o que torna necessário o acompanhamento médico e a prática regular do exame de toque. Se houver suspeitas, deve ser pedido um exame de ressonância magnética ou ultrassonografia para que o diagnóstico seja ou não confirmado.
Quando a Endometriose está em estágio inicial o tratamento geralmente é feito com anticoncepcionais, medicamentos ou progesterona. Outro tratamento comum é o cirúrgico, via laparoscopia. Mesmo com os remédios ou a cirurgia, o paciente deve manter uma vida saudável com prática regular de exercícios e e uma boa alimentação.
A boa notícia é que mesmo quando o diagnóstico é confirmado, na maioria dos casos, a infertilidade consegue ser revertida com tratamento.
Mesmo assim é importante ressaltar que mulheres em idade reprodutiva devem consultar uma ginecologista regularmente, fazendo sempre exames de rotina e evitando maiores sustos.
Escreva um comentário aqui no blog EssaseOutras.
Assuntos do Artigo:
- como saber se tenho endometriose
- como descobrir a endometriose
- como saber se tem endometriose
- tudo sobre endometriose
- como saber se estou com endometriose
- como descobrir se tenho endometriose
- como descobrir endometriose


tenho esses sintomas dores na hora de sexo e muita colica
irei procurar um medico
obrigado por ter feito este site
tenho esses sintomas fui na medica e ela me passou uma transvaginal.
espero que eu não estega com isso.
obrigada pela resposta . agora eu sei o que eu posso ter
tenho muita colica o q eu faco?
Oi Edilane,
procure um ginecologista, que com certeza vai te receitar um anticoncepcional, que além de outros benefícios, vai fazer melhorar estas dores.
Espero ter ajudado,
Graci.
fui na ginecologista e galeto para ela que gostaria de fazer exame para saber se eu tinha endometriose pois eu estava com sintomas e ela falou que tem que fazer tipo uma cirurgia e nao e fácil. e quero saber se é cirurgia ou exames que tenho que fazer para saber e se for exame quais são?
Olá Tatiane
É muito importante ter o diagnóstico da doença cedo, o que torna necessário o acompanhamento médico e a prática regular do exame de toque. Se houver suspeitas, deve ser pedido um exame de ressonância magnética ou ultrassonografia para que o diagnóstico seja ou não confirmado.
ola me chamo jackeline,sinto muitas dores fico com diarreia,fico soltando pum e percebo que isso é todos os meses quando estou pra me menstruar e dias antes sinto dores fortes na barriga,é horrivel para mim,sofro muito e dores muita colicas que mal consigo ficar em pé.ate entao nao sabia o que era endometriose,fiquei sabendo no dia que pesquisei no google e coloquei na pesquisa que quando menstruava sintia dores fortes e muit dor de barriga e disinteria,quando mentruava entao o site me mostrou sobre endometriose,fiquei atenta!!!
ja fui no ginecologista e medica disse que é normal,mais vi que nao tenho medo pois quero ter filhos,quero saber como é que eu converso com o medico,quais os exames pedir,sera que tenho mesmo endometriose..sao muitas duvidas e se muitos medicos dizem que é normal sintir colicas,como é que eu faço realmente para saber como me tratar .obrigada quero resposta,gostei muito desse site
Olá Jackeline
Estes são alguns dos sintomas da endometriose, que no seu caso podem ser ou não a doença.
O correto é você falar sobre seus sintomas com sua médica nas consultas de rotina e seguir as recomendações dela, que com certeza é habilitada para tal.
Veja também o site do médico Drauzio Varella que tem as informações completa sobre como proceder http://drauziovarella.com.br/mulher-2/endometriose/
Obrigada pela visita e volte sempre.
bom eu sinto todos estes sintomas a quatro anos ja fiz alguns exmames e nao dá praticamente nada e os exames que me recomendam nao posso fazer porque sou virgem qual tratamento seria possovel pra mim neste caso?
Olá Karolaine
O diagnóstico é feito através de exames de ressonância magnética ou ultrassom.
Procure orientações médicas.
bem eu ja fui ao ginicologista me disseram q é normall isso mas nao é pq sinto dores ate mesmo fora do periodo mestrual nao sei mas o que fazer e a cada mestruaçao parece que a dor aumenta cada vez mais , doi tanto q ja fui parar no hospital por causa dessas dores … quando ouvi falar na endometriose logo pesquisei os sintomas e bateu com tudo q eu sinto como disse ja fui ao medico ……… tem como eles me darem um diagnostico de uma forma q nao seje preciso fazer exames de penetração?
Oi sou a Ana tenho 27 anos e sempre senti muita cólica durante a mentruação… Quando vi a reportagem na Rede Globo eu voltei mais a minha atenção para isso… Já tentei engravida mas não consegui e na minha ultima menstruação a minha cólica veio mais forte q o normal… Tenho tbm alguns sintomas, agora é bola p frente p ver q os médicos me dizem…
Tenho 19 anos Sinto todos os sintomas mais minha mestruação nao vem regularmente. Gostaria de saber se posso ter endometriose
OLá Dayanne
O correto é você procurar um médico ginecologista para que seja feito exames que possivelmente vão dar o diagnóstico certo do seu problema.
Volte sempre.