Alistamento Militar 2013: Como se Alistar, Datas, Locais e Documentos
Tudo sobre como se alistar no exército – documentos necessários para o alistamento Militar.
O Serviço Militar é o exercício de atividades desempenhadas nas Forças Armadas voltada para a Defesa Nacional. No Brasil o alistamento militar é obrigatório para os jovens do sexo masculino, mas você sabe como todo o processo é realizado??? Neste post nós separamos algumas informações úteis para quem está interessado na carreira militar.
.Para começar o alistamento militar deve ser realizado no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. Ele deverá informar se deseja ou não prestar serviço militar e aguardar o período para saber se será dispensado do serviço ou não.
Durante o Serviço Militar Inicial obrigatório o jovem não pode assumir cargo público ou trabalhar com carteira assinada. Aqueles que tenham sido forçados a abandonarem o cargo ou emprego, terão assegurado o retorno ao cargo ou emprego respectivo, dentro dos 30 dias que se seguirem ao licenciamento, ou término de curso. Veja como se cadastrar para o alistamento militar.
Documentos necessários para o alistamento militar
Para fazer o cadastro e ingressar no serviço militar é preciso levar os seguintes documentos:
- CPF original e Xerox,
- Identidade original e Xerox,
- 4 fotos 3×4,
- comprovante de residência original e Xerox,
- caso seja possível leve também certidão de nascimento e Xerox.
Você pode escolher se alistar no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica.
Mais informações sobre o alistamento militar
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: www.exercito.gov.br.
Mas e você, o que achou das informações sobre alistamento militar?Deixe sua sugestão aqui no blog Essas e Outras.
Assuntos do Artigo:
- como se alistar no exercito
- alistamento militar 2013
- se alistar no exercito
- yhs-1
- como faço para me alistar no exercito
- alistamento feminino
- como me alistar no exercito


de mais so eu fazer 18 anos que vo servir
Olá, gostaria de saber sobre o alistamento feminino. Li várias coisas sobre o assunto, mas ainda tenho dúvidas. Faço 18 anos em agosto do próximo ano, quando tenho que me inscrever? E como me inscrever? E depois da inscrição, faço o que? É por quanto tempo? Gostaria de servir mas não “seguir carreira”. O que exatamente devo fazer.
Agradeço se puderem me responder.
Olá Maryanna,
Pensando na sua pergunta eu resolvi fazer um post sobre o assunto.
Para conferir, acesse: http://www.essaseoutras.com.br/alistamento-militar-feminino-incricao-concursos-cargos-na-fab-site/
Espero ter ajudado!
Graci
olá , queria saber se precisa levar todos esse documentos no dia do alistamento ou so quando eles derem a resposta . queria muito servir mas acha meio dificil , pq fiz duas cirurgia na pálpebra será que implica?
Olá . Gostaria muito de servir a marinha brasileira , mas na cidade onde eu resido é raro um jovem ir para o recrutamento , dizem que a cidade onde eu moro não paga tributos ao exército e sendo assim todos são dipensados . Gostaria de saber se isso pode ser verdade e se posso se alistar em outra cidade .
olá. gostaria muito de servir o exercito mais tenho uma filha. isso me atrapalhara em alguma coisa?
Olá jaiciely. Infelismente quem tem filho não pode servir o Exercito Pelo fato do salario de Recruta/Soldado ser Muito Pouco 🙁
Tenho 17 anos e quero entrar para o Exército e fazer PQD ^^ se eu não conseguir vou ser Militar, Tenta fazer a prova pra PM. aqui no Paraná o Salário do SOLDADO da PM ganha 3Mil e o Soldado do EB ganha 500/600 Conto 🙁
Ola queria saber se eu posso increver em uma cidade maior, por que na minhas cidade nao tem serviço militar
tenho 24 anos e nao ne alistei ainda. Vou me alistar este ano vou ter complicaçaes???
Ola eu faço aniversario de 18 anos em 22 de junho nasci em 1995, gostaria de saber qual e o meu periodo de alistamento em 2013 ?
boa noite eu queria saber, eu sou obrigado me alistar na minha cidade q tem a aeronaltica mais eu queria me alistar no execito como eu faço para mudar meu lugar de alistamento ???
pfv me responde sou de janeiro tenho q me alistar esses dias
oi tenho 16 anos e gostaria de entrar na escola de cadentes do exercito
Boa tarde, meu nome é Thais e sou mãe do Ariel Russo ,e gostaria de saber:
Meu filho irá completar 18 anos em maio, e , no entanto gostaria de receber alguma mensagem ou resposta sobre os próximos adolescentes que completarem 18 (dezoito) anos quando poderão se alistar? E quais são os documentos necessários para a apresentação. Grata.
Olá eu gostaria de sabe pra entra na cavalaria do exercito o qui tem qui face
Gostaria que se possivel enviac por E-mail uma duvida que tenho posso me alistar apenas com a certidão des nascimento?
OLA EU GOSTARIA DE SABER QUEM SE ALISTOU E QUERIA IR E NAO FOI SERA QUE TEM JEITO DE IR….
Olá, eu tenho 17 anos e completo 18 em setembro, porém, acabei repetindo duas vezes no colégio e atualmente estou fazendo o segundo ano do ensino médio ainda. Gostaria de saber se mesmo fazendo o colégio, eu vou servir, ou se serei dispensado.
Obrigado.
Boa tarde, tenho 17 anos vou fazer 18 em junho, eu quero ser piloto de caça, lá dentro tem prova pra ser piloto ou eu devo me informar antes de servir? PRECISO DA RESPOSTA URGENTE .
@Lucas Santos
Não é assim, imagina so vc fazer uma prova e sair pilotando um aviao pela cidade igual gta, se voce quiser ser piloto vai ter que se esforçar muito, com varios curços e depois de um bom tempo la dentro desempenhando bem suas funções, resumindo tem q estudar muito pra ser um piloto, ainda mais do exercito.
@jaiciely
se houver alguem que tome de conta da sua filha enquanto você presta o serviço obrigatório, não ha problema algum.
@Lucas Santos
primeiro, passe na prova do ita. Depois, suba algumas patentes e prove que você não tem nenhum problema em resistir a pressão que a velocidade supersônica vai exercer no seu corpo.
Olá! tenho 18 anos e irei fazer 19 em novembro desse ano,e estou fazendo o 3º no do ensino médio, gostaria de saber como faço para seguir carreira militar na “força aérea” pois estou muito interessada e não sei o que fazer.
vocês podem me ajudar?
desde de já agradeço, obrigada!
aguardo resposta.
quero muito servir o Exército , alias e meu sonho faço 18 anos dia 08/04/2013 !! vou alistar em anapoles, nunca quebrei nem uma parte do meu corpo e nao tenho nem um tipo de doença !!
Tô QUERENDO MUITO SERVIR A FORÇA ARMADA; PEÇO PRA DEUS AJUDA E QUE SEJA COMIGO
tambem quero muito Deus vai me ajudar e vou conseguir
ola como eu faço pra se alistar? e servir o exercito?
Onde devo me apresentar? Ninguém responde isso. Todos os Blogs informam que o serviço é obrigatório, porém, não informam o local de apresentação para alistamento. Tem gente que mora em Copacabana e está se alistando em São Cristóvão. A Prefeitura do Rio está pecando nesta informação.
olá completo 18 anos no mês de novembro, qual a data para mim ir mim alistar ? e quais os documentos necessários para o alistamento, isso já tendo em mente que não quero ficar.
Desde já agradeço a atenção, e aguardo resposta.
pode ser uma xerox da certidão de nascimento? tó em duvida se vçs me ajudarem agradeço.
olá , queria saber se precisa levar todos esse documentos no dia do alistamento ou so quando eles derem a resposta
Olá Vinicius Junior,
você deverá levar todos esses documentos no dia do alistamento militar.
espero ter ajudado
Graci.
olá tenho 17 anos vou completar 18 no dia 07-06-13 gostaria de saber quando que posso ir ao exercito me alistar obrigado
eu to doido pra se alistar
eu qero se alista mais eu so tenho 16 anos.tem como?????
eu quero me alistar, minha cidade fica no rio grande do norte mais não sei aonde fica a junta de serviço militar, como eu faço?
Quero me alista mas nao sei por onde começo?
voce pode se alistar mais não poderá mais estudar se for chamado pra servir pois o primeiro ano no quartel não da pra vc fazer nada !!@Wilson
Olá gostaria de servir o exercito mas ja tenho 24 anos e não me alistei e me casarei este mês, tem possibilidade de eu servir e ter minha casa normalmente?
Boa Noite Tenho 17 anos e faço 18 no mês de novembro já posso me alistar já???
Desde pequeno minha mae me dizia filho sirva ao exercito brasileiro e muito bom… e como eu era pequeno odiava quando ela falava isso mais eu cresci me tornei um homem e quero muito me alistar e mostrar ao exercito o que posso oferecer e meu desejo e morrer pelo meu Brasil…
gostei, terça-feira irei me alistar Exército militar…
gostaria de mim alistar esse ano,ja completei 18 anos,como eu posso mim alistar até abril???????????
olá,eu tenho 16 eu posso se alistar no exercito
ola tenho 17 anos e faço 18 em novembro nasci em 1995 queria saber como me alistar e aonde me alistar moro no interior e queria saber aonde eu posso ir alistar
tenho 19 anos queria e para militar meu anivesarrio 20/05/1993 abril elisson da silva terceiro
Aqui voces estao colocando que o alistamento pode ser feito do dia 1º de janeiro até 30 de abril do ano em que a pessoa completa 18 anos, mas no site do exercito, cujo link voces oferecem abaixo, diz que é do dia 1º de janeiro até o ultimo dia util do mes de junho, como posso saber qual é a data correta? meu filho precisa de se alistar mas precisa de alguns documentos ainda, por isso meu interesse, voces podem me informar?
Obrigada
Gisele
Olá Gisele, procure mais informações na junta de alistamento militar do seu município para tirar a dúvida.
Mas com certeza, a afirmação do site do exército é correto e já foi corrigido no post, desculpe o erro.
Graci.
euqueriamealistarnoexerxitocom20anosdaposo
eu tenho 16 anos uma das maiores vontades e
servir o exercito ja nasci com isso no meu
sangue''
eu quero saber como e pra mim me alistar
ola,tenho 26 anos e nao me aliste,eu moro em jardim america-RJ e gostaria de saber o lugal mais proximo para me alista
eu tenho 18 anos fiz dia 20 de abril moro em neopolis jardim botânico curso o 2 crau do ensino medio gostaria de entrar no exérto porque algumas pessoa que eu conheço falam que nos primeiros dia e facio se sempre tudo for facio vai facio
e isso estou a desposição eu tenho desposição
olá tenho 24 anos e gostaria de me alistar no exercito….como faço nesta situaçao?
Ola meu filho faz 18 anos só em janeiro de 2014 ele tem que se increver agora ou so no ano que vem?obg
o meu maior sonho é participa do serviço militar.
me disseram q era difícil mais msm assim quero me alistar e um grande sonho q eu tenho
tou disposta a me esfoça muito, tenho diposiçao e tou esperando apenas ficar de maior
para entra…
Eu vou fazer dezoito no dia 11 de janeiro de 2014, ai eu queria saber se eu me alisto nesse ano ou só ano que vem ?
Tenho um amigo que tem 22 anos e não se alistou no exercito,ele pode se alistar esse ano ainda ?
Paga alguma muta,quanto é ?
Como faço para me alistar na MARINHA ?. sou do sexo femino tenho dezoito anos.quando posso fazer a inscrição, onde e como? gostaria muito de esclarecer minhas dúvidas. desde já agradeço.
Olá meu nome e Vinicius , e gostaria de saber o endereço do local de alistamento da cidade santos ??
Desde já agradeço
Meu irmão faz 18 anos em jlho do ano que vem.
em que mes ele deve se alistar?
obrigado!
Olá Allan,
como informamos na matéria sobre alistamento militar,
para maiores informações entre no site do Exército Brasileiro no endereço: http://www.exercito.gov.br.
Obrgada pela visita e comentário.
Bom dia!
Eu queria saber, se com 17 anos pode se alistar na Marinha?
Eu fiz 17 anos esse ano. E quero muito me alistar!
Obrigado!
Olá Kauai,
para maiores informações acesse o site do serviço militar no endereço: http://www.exercito.gov.br.
Obrigada pela visita e comentário.
oi eu tenho 17 anos fasso 18 em setenbro …eu estudo e reprovei pq mudava demais….quero saber se eu posso servir o exercito ou serei dispenssado….por favor resposta urgente
aonde tem junta marinha em niteroi para mim se alistar
oi eu tenho 17 anos faço 18 em agosto eu estudo e reprovei o 1 ano quero saber se eu posso servir o exercito ou serei dispensado
por favo alguen me ajuda entra pra marinha
Oi , me chamo Karla vou fazer 18 anos em agosto , e gostaria de me alista no exercito .. como faço ?
Obrigada .
Oi boa noite eu quero saber si com 19 anos eu posso me alistar no exercito
oi tudo joia eu gostaria de saber se eu posso me alistar com dezessete anos e meio ou so com dezoito? pq eu quero muito servi o exercito.
ja completei 18 anos e quero me alistar como faco na minha cidade nao tem junta militar?
Uma Pergunta … queria saber certinhu se com 17anos e 6 meses da pra Se alistar no exercito Militar ou é só com 18 anos ???? Quero a Resposta Se tiver como responder agradeço?
Olá Laerte,
o alistamento é feito antes de completar os 18 anos.
Boa tarde,tenho 15 anos e ouvir falar que posso entrar no exercito com 16.gostaria de saber mais,quero muito me escrever!!!
Tenho 14 anos mais quando completa 18 tenho q se apresenta mais sou obrigado a fica
ola queria le fazer uma pergunta eu fiz 18 anos e nao consegui me alistar porque eu tinha viajado e nao consegui retornar mais eu queria muito servi o exercito se eu mealistar nesse ano que vem agora eu consigo servi……
OLA! TENHO MUITA VONTADE DE ME ALISTAR PRO EXERCITO BRASILEIRO … E SI MS PRA FRENTE SEGUIR CARREIRA .. MS NAUM SEI AOND É E VAI ATÉ QUANDOO A DATA PARA SE ALISTAR. TENHO 17 ANOS E ESTOU NO ENSINO MÉDIO 1 ANO. .. EU QUERIA UMA AJUDA AK. PQ FIKEI MEIO PERDIDA . FAZ TEMPO JA KE ESTOU QUERENDO E NÃO CONSEGUINDO. E GOSTARIA DE SABER QUANTO FIKA . ANTES DE QUERER SEGUIR CARREIRA ?? … OU QUALQUER COISA VCS PODERIAM ESTAR ME LIGANDO NO MEU CELULAR (011) 948762903 TIM . OBRIGADA.
ola sou Aurislene eu vou fazer 18 anos em novembro , eu queria saber quando eu posso me alitrar…
Olá Aurislene
Para mais informações sobre o alistamento militar, acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Ola, gostaria de me alistar no exercito mas tenho 17 anos e gostaria de saber se pessoas com menos de 18 anos podem se alistar também, obrigado e aguardo resposta.
Olá Jeferson
Para mais informações sobre o alistamento militar, acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
por favor
eu queri saber onde eu possa me alista no execito o local de alistamento
Olá Antonio
Para mais informações sobre o alistamento militar, acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Fiz 18 anos em maio, Posso ainda me alistar esse ano (2013)? Quero me alistar na Aeronautica,
Obrigado.
farei 18 anos dia 14/07/2014 ainda posso mim alistar no exército? queria muito seguir careira…como fazer em goiania go ?
Quero saber se posso ingresar no exercito aos 23 anos?
Olá Cássi
Para mais informações sobre o alistamento militar, acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Depois de se alistar e servir ao exército , quanto tempo ficamos na base ?? Recebemos salários né ? Quanto é ?
Se puder me responder agradeço desde já ,, #Bjos
Olá Éviny
Para obter estas informações acesse o site:
http://www.exercito.gov.br.
Ola meu nome e Daiana tenho 17anos completo 18 ano que vem ja no começo meu sonho e entra no Exército mais queria passa por todos os procedimento q os homem passa porque todos fala que mulher tem direitos iguais e nois mulher samos mais forte e aguentamos mais do q eles agente tinha q ser tratado igual aos homem, ser eu entra queria muito. entra em uma formaçao de homem para prova que em uma monte de homem tem uma mulher q aguenta o que eles aguenta ate o fim
ser poderem me ajuderem agradeço muito……..
Olá eu quero tirar uma duvida, é que eu tenho 20 anos, eu ainda posso me alistar?
oi meu nome e thaina tenho 17anos conpleto 18anos en junho meu sonho e mi alista pro exérsito queria saber si con 17 posso si poder deis de ja agradeço
Olá Thayna
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Boa tarde, meu nome e Aline, tenho um filho de 17 anos que ira completar 18, no dia 31-01-2014.
morro em cabo frio e gostaria de saber como ele faz para se alistar.
Dia,hora e local? obrigado
Olá Aline
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
oi meu nome é monique tenho 20 anos, eu queria saber a data de alistamento para o exercito feminino ?
Olá Monique
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Olá, tenho 14 anos e estou no 1º ano do ensino médio.
Soube que tinha como eu me alistar, mas algo como preparativo para entrar.
Queria saber se tem algo desse tipo, e se sim, onde eu faço para me alistar nas forças armadas e quais documentos levar.
Olá Harue
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Olá Diego
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
olá queria saber se eu posso me alistar em outra cidade para base aerea.
Ola, queria muito me alistar para o exercito, é o meu sonho, queria honrar aos meus pais.
Tenho 15 anos e queria saber se posso. Se puderem me responder o mais rapido possivel eu fico agradecida.
Olá Manuela
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Ola, eu posso me alistar com 15 anos no exército??
Olá Gbriela
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Olá Samira
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Muito bom, super explicado porém, eu gostaria de saber como é o procedimento passo a passo, do alistamento de uma mulher. Desde já agradeço!!
Olá Lucy
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
Olá, faço 18 anos semana que vem , e estou muito interessada em me alistar , mas eu estou tendo muitas dúvidas de como faço , será que poderia me ajudar ?
Quero muito seguir a carreira militar , se puder me ajudar , desde já , agradeço .
att .
Olá Janaine
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
como que eu consigo minha reservista
Olá Caique
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
amanha dia 28/02/2014 vai funciona o local de alistamento em ramos rua uranos rio de janeiro
OLá Wallace
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: http://www.exercito.gov.br.
meu filho completa 18 anos em agosto e está interessado moro em itaipava do grajau maranhão e quero saber onde ele deve se alistar pois ele pretende servir mesmo ingressando na carreira militar
Olá Raimundo
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: www.exercito.gov.br.
Meu filho fez o alistamento o ano passado no Jardim Botanico (Rio de Janeiro). Lá perguntaram a ele se queria servir, ele disse que não. Deram um papel a ele para comparecer dia 19 em Triagem. è para que fazer exame fisico ou honrar a Bandeira?
Estou perdida pois disseram que iam enviar um email ae até agora não enviaram nada e dia 19 ja esta ai.Por favor , a minha pergunta é:
Mesmo não querendo servir ,precisa fazer esse exame fisico?
Olá Eliana
Para mais informações sobre o alistamento militar acesse o site do Exército brasileiro: www.exercito.gov.br.