X

Vaso de Garrafa PET para Orquídea – Fazer Vaso para Semi-Hidroponia

Vaso de Garrafa PET para Orquídea – Como Fazer Vaso para Semi-Hidroponia

Já tinha feito alguns vasos de garrafa PET para orquídeas e gostei muito, eles ficam transparentes, o que faz com que a luz solar chegue até as raízes e os furos que são maiores e menores facilitam a circulação de ar, o que é muito importante para as orquídeas.

Aproveitar garrafas PET

Uma ideia muito boa para quem quer aproveitar garrafas PET pequenas ou grandes, aquelas de cinco litros de água, um tamanho excelente para plantar orquídeas já formadas, grandes.

A natureza agradece, evitamos lixos, economizamos com vasos e as orquídeas ficam lindas plantadas em vaso de garrafa PET.

Como fazer

Na parte de cima da garrafa PET, dobrar em média 3 cm do plástico para dentro, juntar bem as duas camadas de plástico e fazer furos maiores a volta toda, dando um espaço de mais ou menos 3 cm entre um furo e outro.

Esta etapa vai dar acabamento na boca do vaso, além de dar mais firmeza também.

Intercalar camadas de furos maiores e furos menores nas garrafas de plástico.

Fazer camadas de furos com diâmetros maiores com em média 1,5 cm de diâmetro e furos menores, com em média 0,7 cm de diâmetro.

Para fazer os furos no plástico da garrafa podemos usar um pirógrafo ou aquecer na chama do fogão ferramentas de ferro redondas.

Não precisa furar o fundo do vaso, e fazer os últimos furos a uma distância de em média 2 cm do fundo do vaso, assim vamos ter a semi-hidroponia, ficando no fundo do vaso um pouco de água, mantendo a umidade que a orquídea precisa e gosta.

Podemos colocar corrente ou arame galvanizado, fio, para penduras os vasos. Os furos facilitam na hora da colocação do material usado para pendurar o vaso.

Atenção

Água parada pode favorecer a criação do mosquito da Dengue.

O correto é colocar no fundo do vaso um pouco de areia de construção, uma colher de sopa é o suficiente para afastar os mosquitos.

Como plantar orquídea em vaso de garrafa PET

Podemos usar pedra brita, carvão, esfagno, fibra de casca de coco ou qualquer outro substrato próprio para orquídeas.

Porque semi-hidroponia?

Porque a água fica no fundo do vaso onde não se faz furos, abaixo do substrato escolhido. Esta água vai sendo absorvida pelo substrato aos poucos, mantendo a planta úmida.

O que é semi-hidroponia?

Semi-hidroponia é uma forma de plantar usando substrato inerte colocado em um recipiente onde tenha irrigação interna.

Trata-se de um sistema ideal para o cultivo de orquídeas, uma forma de plantar ecologicamente correta.

Tem ainda um maior aproveitamento dos nutrientes na planta, sem desperdício na hora da rega além do menor tempo para os cuidados com a planta.

Comente aqui no site www.essaseoutras.com.br sua dúvida ou dica sobre orquídeas em vasos de plástico, PET reaproveitada.

Comente Via FaceBook

Comentários

Dani:
On