Uruguai Aprova Projeto de Lei sobre Venda e Produção da Maconha
Se a Lei for aceita e aprovada, a maconha será vendida no Uruguai a partir de abril de 2014.
São muitas as opiniões contra e a favor da liberação da produção e venda da maconha no Uruguai, senadores ainda discutem o tema pioneiro no mundo, e segundo o presidente José Mujica "Este é um experimento", falou em agosto passado, em entrevista à AFP. Disse ainda que "Podemos fazer uma verdadeira contribuição à humanidade". O presidente do Uruguai José Mujica afirmou também que a iniciativa visa frear o aumento da insegurança pública e desencorajar a violência associada ao narcotráfico.
O controle e regulamentação do cultivo, colheita, distribuição e comercialização da maconha estará sobre o controle do governo uruguaio. Residentes maiores de 18 anos, poderão plantar e cultivar até seis plantas, após fazer um cadastro. Será possível o acesso da maconha em farmácias ou clubes de usuários, sendo 40 gramas o limite máximo.
Confira as justificativas dos senadores durante a votação do projeto:
– O oposicionista Pedro Bordaberry, contrário ao projeto, afirmou que “não se pode fazer experiência com isto, são coisas sérias demais. Como não posso combater o narcotráfico, o legalizo. Parece-me que este não é o caminho”.
– O senador Ernesto Agazzi, um dos que votaram a favor, expressou opinião diferente. “Creio que esta lei não é uma lei de legalização, é uma lei que regula, não é branda como dizem aqui”, disse. “Se o consumo está permitido, por que criminalizar o usuário?”
Comente Via FaceBook
Comentários