.Como você já pôde perceber no post sobre a Osmose, este é um processo em que o solvente passa do meio menos concentrado para o de maior concentração com o auxílio de proteínas transportadoras. Nas células vegetais, a presença da parede celular mantém a forma da célula e faz com que processo mereça ser estudado separadamente.
Quando ainda são jovens, as células vegetais ainda não possuem o vacúolo de suco celular. A estrutura exclusiva das plantas ocupa boa parte da célula adulta e cumpre uma função essencial: ela contém uma solução aquosa com concentração semelhante a do citoplasma.
.Esse vacúolo controla os processos osmóticos das células. Quando a célula é colocada num meio hipotônico, a água passa pela parede celular e pela membrana plasmática, sendo armazenada no vacúolo. Em alguns casos o volume de água que entra é tão grande que a célula fica sob tensão.
Nesse momento diz-se que a célula está túrgida. Apesar da entrada de solvente, ela fica inchada e não estoura devido a resistência da parede celular.
.Quando é colocada num meio hipertônico, imediatamente ocorre a saída de água para a solução de maior concentração e a perda de solvente faz com que a célula fique flácida. Se ainda assim a célula continuar a perder água, acontece o que chamamos de plasmólise.
A célula plasmolizada tem a membrana celular separada da parede celular, fase essa que só é revertida através da deplasmólise que acontece quando a concentração da solução se altera e há entrada de água na célula que volta a ficar túrgida.
.Em suma, a concentração do meio externo faz com que haja entrada ou saída de água também nas células vegetais, a diferença é que o vacúolo de suco celular define o poder osmótico dessas células. Por possuir uma soluçãode açúcares, sais e proteínas, e a concentração dessa solução é fundamental durante a osmose.
Mas e você, o que achou do texto sobre osmose em células vegetais??? Deixe o seu comentário.
Assuntos do Artigo:
- osmose em celula vegetal
- osmose em células vegetais
- celula turgida
- celula flacida
- plasmólise
- osmose na celula vegetal
- células vegetais
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (3)
Texto simples e bastante esclarecedor. Abraço!
Muito bom o texto, bem explicado e claro.
Ótima explicação, muito melhor que meu livro de biologia da escola :))