Novas Mudanças no Sistema Educacional – O que mudou na Educação com o Programa Mais Educação São Paulo – Novidades no Sistema Educacional.
As mudanças para a Educação Infantil serão:
- aumentar o número de vagas e pré-escolas;
- Criar um currículo integrado para a educação infantil;
- Usar indicadores do MEC e da Secretaria Municipal de Educação para criar um sistema de avaliação específico para a Educação Infantil.
As mudanças na educação para o ensino fundamental serão:
- Criação de três ciclos no ensino fundamental
- Provas bimestrais, boletim e lição de casa;
- O educando vai poder repetir de ano por cinco vezes;
- Do 4º ao 6º anos os alunos passarão a ter professor especialista, com ênfase em projetos interdisciplinares;
- No ciclo autoral, ou seja do 7° ao 9º ano, os alunos deverão fazer um Trabalho de Conclusão de Ciclo (TCC), obrigatório para terminar o 9º ano;
- Reforço durante o ano letivo e nas férias;
- Notas de zero a dez a partir do 2º ciclo;
- Opção de deixar o aluno de dependência (para o ciclo autoral);
- Relacionar o desempenho no Ideb ao Prêmio de Desenvolvimento Educacional
As mudanças no sistema educacional para o ensino médio serão:
- Articular o currículo dessas escolas com parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
- Dar ênfase no currículo às tecnologias de informação e comunicação;
As mudanças para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) serão:
- Firmar parcerias com o Senai e o Senac para aproximar os alunos do EJA a cursos técnicos e profissionalizantes;
- Criar sistema para avaliar a qualidade do EJA.
As mudanças para os educadores serão:
- Credenciar 31 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos CEUs para oferecer formação semi-presencial a professores da rede com temas vinculados às necessidades do sistema, entre elas as técnicas de didática;
- Não alterar as jornadas dos professores durante a implantação do novo formato de grade curricular;
- Aproveitar o horário livre dos professores substitutos.
Segundo o prefeito de São Paulo, o antigo sistema de não repetir o aluno era um armadilha e segundo a nova proposta, caso tenha a necessidade de repetência, acontecerá no terceiro ano e no sexto ano, fim do primeiro e segundo ciclo e nos três últimos anos do terceiro ciclo do fundamental.
O novo projeto de reforma do sistema educacional será lançado as 10h de hoje, dia 15/08/2013 pelo secretário da Educação César Callegari e tera o prazo de um mês, dia 15 de setembro de 2013 para comentários que poderão ser feitos pelo site www.maiseducacaosaopaulo.com.br.
Escreva seu comentário e sugestões sobre as novas mudanças no Sistema Educacional.
Comente Via FaceBook
Comentários