É impossível estudar Química Orgânica sem falar nos compostos orgânicos. Essas substâncias formadas basicamente por Carbono e Hidrogênio são de extrema importância na nossa vida e é por isso que é importante conhecer sua formação e a forma como eles são nomeados. É isso o que você vai ver neste post sobre a Nomenclatura dos Compostos Orgânicos.
Para começar nós precisamos entender que os compostos são formados por quantidades variáveis de carbono. Esse é um dos fatores usados na composição de seu nome, mas também são levados em consideração os tipos de ligação e a sua função orgânica. Esses três critérios são organizados da seguinte forma: prefixo, infixo e sufixo.
Confira a tabela que nós preparamos:
Repare que alguns compostos possuem uma ligação dupla e três simples, outros têm duas de suas quatro ligações triplas. Como indicar isso no seu nome? Para começar você precisa enumerar os carbonos a partir da extremidade mais próxima da insaturação e então escolher o menor número no intervalo de ligação dupla ou tripla e acrescentar esse número ao nome do composto. Veja o exemplo:
- H3C — CH == CH — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — CH3
- H2C == CH — CH2 — CH3
- H3C — CH2 — CH2 — CH3
Respostas:
- 2 – octeno;
- 1 – buteno;
- butano;
Mas e você, o que achou das dicas? Foram úteis para você? Deixe o seu comentário.
Assuntos do Artigo:
- tabela de compostos organicos
- nomenclatura dos compostos organicos tabela
- tabela de nomenclatura de compostos inorganicos
- tabela de nomenclatura de compostos organicos
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (3)
Gostei da matéria mas a pagina está muito poluida com muita propaganda.
Atrapalha as buscas.
Olá Miriam,
obrigada pela visita e comentário, procuramos colocar no nosso site matérias de qualidade e que atenda a necessidade dos nossos leitores.
Gostaria de pedir desculpas, mas as propagandas são necessárias, precisamos sobreviver. É só um pouco de paciência e conseguirá ver nossas matérias.
Ameei a matéria e o site é ótimo, me ajudo muito!! Vou recomendar o site de vocês para todos os meus amigos...
Obrigada *-*