História da Faculdade de Medicina da USP: Tudo sobre a Casa de Arnaldo
O que pouca gente sabe é que a FMUSP, como também é conhecida, foi fundada oficialmente no dia 24 de novembro de 1891 como Academia de Medicina, Cirurgia e Farmácia de São Paulo, mas sua aula inaugural só foi ministrada em 02 de abril de 1913.
O fundador da Faculdade de Medicina da USP, o doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, teve o seu nome dado ao edifício que hoje alberga a faculdade e que é conhecido pelos alunos como a casa de doutor Arnaldo.
A Faculdade de Medicina passou a fazer parte da Universidade de São Paulo no dia 25 de janeiro de 1934, quando ganhou a denominação mantida até os dias de hoje. Dez anos depois foi inaugurado o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que substituiu a Santa Casa de Misericórdia usada até então em aulas práticas e outros procedimentos.
No dia 16 de março de 1981 a "Casa de Arnaldo" foi tombada pelo CONDEPHAAT já que faz parte da história da Medicina brasileira. Com isso foi garantida a preservação do centro médico e a sua melhoria ao longo dos anos que se seguiram.
Mas e você, o que achou da História da Faculdade de Medicina da USP que nós separamos? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.
Comente Via FaceBook
Comentários