Criança que Chora na Escolinha
Segundo especialistas na educação, a melhor fase para colocar crianças na escola é dos seis ao nono mês de idade, onde a adaptação é melhor e mais tranquila, no caso de mães que trabalham, não tem nenhuma pessoa de confiança que possa ficar com a criança e para trabalhar é preciso deixar os pequenos na maternal.
Crianças maiores de cinco anos estão mais preparadas para o ingresso escolar também e não dão problema com adaptação na maioria dos casos. A fase mais crítica é quando a criança já se apegou em casa com os familiares e cuidadores, tem esta idade intermediária e precisa mudar de rotina ao entrar na escolinha.
Como Acalmar Criança
É comum que a criança chore ao deixar os pais na porta da escola nos primeiros dias, principalmente na fase da maternal, o problema é quando este choro e dificuldade em se adaptar passa de quinze dias.
Para desespero dos pais, a resistência em deixar os pais, o choro que persiste durante o tempo em que a criança fica na escola e muitas das vezes o telefonema da escola mostrando a necessidade dos pais de buscar a criança no meio do expediente porque está chorando é triste e assustador.
O que os pais devem fazer
A escolha da escola onde sua criança vai ficar é muito importante, pensando na localização, facilidade de chegar, confiança dos pais com os profissionais do local na busca do melhor lugar possível para seus filhos.
É importante antes do início das aulas que se faça uma visita com a criança na escola, para ela saber onde vai ficar e se preparar para as aulas.
A mudança de rotina, as novas regras, novos horários é difícil e precisa de um preparo psicológico por parte dos pais para a mudança com conversas, visitas e preparação como a compra do material escolar, roupas, mochila, usando isso a favor da aceitação infantil.
Como acalmar criança que chora
Como já mencionamos, é comum que a criança chore nos primeiros quinze dias de aula, uma mais outras menos, mas é esperado.
A angústia dos pais é perceber que os dias se passam e o choro continua. A dica é não mostrar tristeza, manter-se forte, passar confiança para a criança e mostrar que a escola é um lugar bom para ela e necessário.
Se for possível e permitido pela escola, ficar um tempo na escola nos primeiros dias para que a criança se sinta segura é importante.
Não minta, não saia de fininho ou escondido, ela vai se sentir traída e abandonada. O correto é ser firme e falar claramente que precisa trabalhar, que na escola ela vai encontrar amigos e pessoas de confiança que vão cuidar e conviver com ela.
Evite prometer prêmios para que a criança fique na escola e não chore, o correto é mostrar para ela que a escola é um prêmio, um lugar bom, que lá ela será respeitada e estará bem.
Manter laços fortes de confiança, amor, amizade com a criança, converse, fale que vai buscá-la no horário da saída e que a ama. Fale que ela precisa ficar um tempo lá e não que já volta e demora para voltar.
Evitar que o problema de rejeição da escola se torne ansiedade, falando muito sobre o assunto com pessoas, na família e de forma que a criança sinta pressão.
Falar coisas positivas a respeito da escola, mostre para a criança que outras crianças da família ou do convívio dela também vão para a escola e ficam lá sem os pais.
Porque a criança chora na escola?
O choro da criança no período de adaptação na maioria das vezes está relacionado a insegurança, medo, sentimento de abandono, frustação, irritação e é normal.
Mostre para a criança que confia na escola, na professora falando bem delas para ela.
Mande objetos de apego da criança como cheirinho, uma fralda que ela carrega, a chupeta, um brinquedo para ela sentir mais segura.
Incentive a criança a fazer amizade com outras crianças.
Aos poucos a criança vai ver com naturalidade a mudança na vida, vai ficar calma e gostar de ir à escola.
Normalmente a criança resiste na entrada e chora, mas sai feliz da escola.
Quando a criança chora na saída
O problema é maior e deve ser investigado quando a criança chora ao sair da escola, quando está com o semblante triste!!!
Neste caso é importante visitar a escola num horário de imprevisto, ver se a criança se socializa, se brinca, se está bem cuidada, se come e se tem algum problema ou bullyng por exemplo.
Todo o cuidado é pouco para nossos filhos, que queremos o melhor para eles e se sofrem sofremos também.
Escreva sua dica, dúvida ou comentário sobre a melhor forma de fazer com que a criança se adapte bem na escolinha aqui no site www.essaseoutras.com.br
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (1)
Eu gostaria de refomar a minha casa