Bossa Nova – Movimento da MPB
Com as palavras escritas no comentário por Carlos Alberto Guimarães de Sá, a Bossa Nova não nasceu no Rio de Janeiro, como se apregoam. Apenas, se propagou. Tendo bons compositores, encorpou, ou melhor, houve uma melhor divulgação pelo país e no mundo, mas nasceu na Bahia e o inventor foi o João Gilberto baiano de nascimento.
A Bossa Nova foi um movimento da MPB que teve origem no final da década de 1950, representado por artistas como Tom Jobim, João Gilberto, Vinícius de Moraes, entre outros músicos e compositores que alcançaram grande popularidade na época.
A Bossa Nova é um novo estilo musical derivado do samba, que inicialmente foi encarado como um outro jeito de cantar e dançar, que teve na verdade grande influência do jazz.
O sucesso alcançado pela música “Garota de Ipanema”, composta por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim em 1962, revela o quanto a Bossa Nova se tornou bastante conhecida internacionalmente.
Até os dias de hoje, ela é uma das principais representantes da música brasileira, conhecida e apreciada em todo o mundo.
Escreva seu comentário sobre a Bossa Nova, movimento da MPB.
Fonte: Bossa Nova. Brasil Escola. <http://www.brasilescola.com/artes/bossa-nova.htm>. Acesso em 09/11.
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (1)
É bom que se diga, antes de começar, a Bossa Nova não nasceu no Rio de Janeiro, como se apregoam. Apenas, se propagou. Tendo bons compositores, encorpou, ou melhor, houve uma melhor divulgação pelo país e no mundo, mas nasceu na Bahia e o inventor foi o João Gilberto baiano de nascimento. Já escrevi sobre isso e já fazem alguns anos.