Informações sobre o Vale do Jequitinhonha. Conheça a História e Belezas de Minas Gerais .
O nosso Brasil é mesmo gigante! O número de regiões ainda pouco visitadas por turistas é muito grande.
Algumas dessas regiõe vivem isoladas do resto do mundo, o que contribui para que preservem a sua cultura e as suas tradições.
Um bom exemplo disso é o Vale do Jequitinhonha, localizado no norte de Minas Gerais.
O Vale é considerado um dos mais pobres Brasil, o que não quer dizer que não tenha muito a oferecer a visitantes quando o assunto é hospitalidade e belezas naturais.
A área ocupada por 80 municipios é de cerca de 85 mil km² e nela vivem mais de 1 milhão de pessoas, a grande maioria em nas áreas rurais.
A região, antes habitada por tribos indígenas, foi muito castigada no passado pela prática de mineração e extração do diamante.
Hoje em dia, o Vale do Jequitinhonha sobrevive através das culturas agrícola, pecuária e do artesanato, principalmente as belas cerâmicas produzidas nas cidades Itinga, Araçuaí, Santana do Araçuaí, Turmalina, Caraí, Itaobim, Taiobeiras, Padre Paraíso, Joaíma e Minas Novas.
Os municípios do Vale podem ser agrupados em 5 microregiões, sendo elas: Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina e Pedra Azul.
A história do Vale do Jequitinhonha também é muito interessante, já que inicialmente a região pertencia ao Estado da Bahia, sendo incorporada à Minas Gerais após a descoberta de diamantes na microregião Diamantina.
Sua cultura é rica e detém traços dos antigos habitantes indígenas e negros.
As belezas naturais são de encher os olhos, já que o Vale é banhado pelo rio Jequitinhonha e seus afluentes, o que faz com que exiba uma natureza simples e exuberante ao mesmo tempo.
O Vale do Jequitinhonha é mesmo maravilhoso, uma região que tem muito a nos ensinar. Eu recomendo!
Escreva seu comentário.
Assuntos do Artigo:
- vale do jequitinhonha
- história do vale do jequitinhonha
- vale jequitinhonha
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (4)
Sou da Cidade de Felizburgo, próxima de Jequitinhanha, Joaima etc, já passei férias nesta cidade agradavel, tomei banho de rio, quando as Águas ainda eram cristalinas, tenho saudade, voltarei a qualquer momento para rever os parentes e amigos que aí deixei, hoje só em fotos.
Sou da cidade de medina,morei por la 25 anos da minha vida e até hoje sinto muitas saudades da cidade.rica em minérios pedras preciosas e granitos a minha terra natal se orgulha de ser famosa em hospitalidade,com poucos recursos em verbas federais e estaduais à cidade vem crescendo em ritmo acelerado o que fez aumentar tambem a violencia.a região so é lembrada pelos politicos em época de eleição quando aparecem em busca de votos, passado este periodo eles desaparecem.
com uma população estimada em 25 mil habitantes, medina e todo o vale mereciam uma atenção melhor por parte das autoridades.com toda a sua riqueza falta vontade politica pra aquela região se destacar no brasil.o lula conhece bem mas a dilma nunca ouviu falar!
mas tem solução,se a presidente olhasse um pouco pra la poderia estender a linha férrea de gov valadares até o vale pra que escoasse a produção pra os grandes centros ai sim criavam empregos e a população ficaria por la sem precisar sair pra outros lugares com mais recursos, por falar em recursos conheço regiões que são ricas e esta sempre recebendo ajuda do gov federal como são paulo entre outros!
Conheci em uma só vez o vale do Jequitinhonha que foi em 1980,lembro-me bem de ter conhecido um senhor de bom carater e que se chamava"JOÃO ARIFA SANTANA"E que me contou suas ldas histórias bem como de Jequiinhonha,este homem era dono de fazendas,fiquei dois dias sendo bem tratado por ele,lembro-me que ele tinha um filho pequeno que se chamava Joãozinho,gostaria de ter noticias destas pessoas agradaveis,quem souber dizer alguma coisa eu ja agradeço aqui.
Vandyr (vandyrdejesus@yahoo.com.br)
considerado um lugar abaixo da linha da pobreza, o local carece de ser olhado mais de perto pela nossas autoridades, muita violencia e exploração infantil, pais vende seus filhos na estrada para interessados em sexo para garantir sustento para demais membros da familha, atualmente duas igreja de seis em seis meses leva dois caminhoes de cesta basica, panetone, roupa e brinquedos para garantir subsidio para as familhas, quando estes caminhoes nao são saqueados antes de chegar no local, pois não tem policimento e quando aprecem fazem vista grossa, até para se chegar algum caminhão de mercadorias é nescessario fazer milagres ja que existem muitos desfiladeiros e ribanceiras, varios caminhoes ja tombaram la, a estrada é precaria, dai o aproveitamento de bandidos a beira do caminho, estes fatos tem sido presenciado por membros da nossa igreja quando vão la acompanhando os caminhoes, na caravana vai medicos, psicologos e varios profissionais como cabelereiros, enfermeiros visto a falta de saneamento no local onde crianças ficam cheias de piolhos e outros tipos de infestaçoes. Carecemos que voces ajudem a divulgar estas necessidades pois é o nosso povo tambem. Se voce tem duvida visite o lugar principalmente se voce é da area de recursos humanos.