Num país com diversidade cultural como o Brasil, a dança foi uma das artes que mais se ramificou. Confira abaixo como surgiu o maxixe, qual a origem do nome da dança e como era vista na época em que começou a se popularizar.
História do Maxixe
O Maxixe foi a primeira dança urbana a dois criada no Brasil no final do século XIX.
Na medida que a classe mais baixa começa a entrar em contato com a polca, a dança urbana começa a mudar, originando o maxixe. Trata-se de uma dança urbana em par enlaçado, considerada imoral de ritmo binário.
O nome maxixe veio do legume, que representava algo simples e rasteiro. O maxixe era considerado uma música escandalosa. Normalmente as partituras vinham camufladas como tango para que as moças de família pudessem comprar, como por exemplo "Odeon" e "Brejeiro" de Ernesto Nazareth e " O corta jaca " de Chiquinha Gonzaga.
O maxixe entrou em contato com o público pelo teatro de revista. É considerado uma maneira mais simples de se dançar dos gêneros da época, em ritmo sincopado.
No início era composto sem letra, somente mais tarde é que a letra se agregou ao maxixe, com versos de duplo sentido e malicioso. A letra do refrão devia ser de fácil assimilação, dentro da quadratura para que se popularizasse.
Gostou do post?? Escreva um comentário.
Assuntos do Artigo:
- tudo sobre a dança maxixe
- tudo sobre o maxixe
Comente Via FaceBook
Comentários