.
..Para estudar a Difusão, um mecanismo de transporte de soluto através da membrana, precisamos entender primeiro os termos hipotônico, isotônico e hipertônico. Os três estão relacionados à concentração, quantidade de soluto na solução. Quando dizemos que uma substância é hipotônica em relação a outra, significa que ela tem uma concentração menor do que essa outra.
Já quando dizemos que ela é isotônica, quer dizer que ambas as substâncias têm a mesma concentração. Por último, uma solução é hipertônica em relação a outra, quando ela tem uma concentração maior. Sabendo diferenciar esses termos, vamos à difusão.
.A difusão acontece quando soluções de concentrações diferentes são colocadas em contato e as moléculas de soluto se deslocam do meio mais concentrado para o menos concentrado a fim de que haja um equilíbrio. Portanto, na difusão há um deslocamento de soluto, sempre do meio hipertônico para o hipotônico de forma que as soluções fiquem isotônicas.
Nas células, o processo de difusão muitas vezes depende do Envoltório da Célula. No caso da parede celular que é permeável, o soluto sempre passa do meio mais concentrado para o menos concentrado. Já no caso damembrana plasmática, existem restrições.
.No caso das moléculas maiores, que não passam pela membrana plasmática, é necessário um outro processo de transporte conhecido como Difusão Facilitada. Mas esse é assunto para um outro post.
Mas e você, o que achou da explicação sobre difusão simples??? Comente.
Assuntos do Artigo:
- difusão simples resumo
- difusão simples
Comente Via FaceBook
Comentários