.
……………Nós brasileiros conhecemos bem o Uno. O carro que já ganhou várias versões aqui no Brasil não faz sucesso apenas aqui. Neste domingo (04) o programa Auto Esporte exibiu uma reportagem sobre o Série Uno de Portugal.
……………O carro foi um dos primeiros a serem produzidos pela FIAT na Itália. O modelos da reportagem data de 1909 e fica em um Museu de Caramulo. Para conhecer é preciso viajar até a cidade de Porto nas terras lusitanas.
.
.
……………Fabricado entre 1908 e 1910 o Série Uno teve cerca de 1600 unidades colocadas à venda. Com 16 cavalos de potência e motor de 4 cilíndros em um único bloco ele era uma verdadeira novidade no país. O interior era todo revestido de veludo e as janelas de vidros levavam cortinas de tecido.
…………….Diferente de hoje na época o tanque de gasolina ficava em baixo dos bancos dianteiros. O único jeito de descobrir quanto havia de gasolina era usar uma vareta com demarcações em litros. Para dar a partida era necessário usar uma manivela, o que tornava a tarefa árdua e demorada.
.
.
……………Para dirigir um desses é preciso ter prática e muita força. Os três pedais e a direção nada hidráulica exigem atenção e braços bem fortes. Mas que vale a pena, vale!
……………O Museu de Caramulo conta ainda com outras raridades que segundo o diretor do local são colocados para rodar ao menos uma vez por ano. Confira alguns modelos:
.
.
Fotos: AutoEsporte.com
……………O que você achou do Série Uno??? E dos outros modelos??? Deixe o seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários