X

Resenha do Filme “Bullying: Provocações sem limites”: Resumo Comentado

Resenha do Filme "Bullying: Provocações sem limites": Resumo Comentado.

Como foi descrito no post sobre Bullying e Cyberbullying, o tema é sério e deve ser tratado como tal. Infelizmente apesar do grande investimento de instituições e escolas em conscientizar os jovens sobre a gravidade do tema, muitas vezes os resultados ficam aquém do esperado por falta de uma exposição que faça com que os estudantes realmente sintam a gravidade do problema.

Uma alternativa para isso são os filmes e depoimentos de quem já passou pelo problema. Quanto aos filmes uma boa opção é "Bullying – Provocações sem limites" da distribuidora Paris Filmes. Se você já assistiu o filme ou pretende assistir vai gostar da resenha que nós preparamos. CUIDADO: CONTEM INFORMAÇÕES SOBRE O DESFECHO!

Os agressores agem de forma violenta e se divertem com o sofrimento da vítima

Resenha do filme: "Bullying – Provocações sem limites"

.O filme conta a história de Jodi, um garoto alegre, carinhoso e apaixonado por basquete que vive com sua mãe, uma enfermeira que sofre de depressão e faz tratamento psiquiátrico. Os dois se mudam por causa do tratamento da mãe e Jodi entra em uma nova escola.

.Magro e desengonçado o novato vira alvo de piadas e brincadeiras de mal gosto por parte de um grupo de alunos da sua sala. É muito comum  novos alunos terem dificuldade de adaptação e sofrerem desse tipo de agressão. Justamente por se sentir deslocado com a mudança Jodi vira um alvo fácil para Nacho, o "valentão do colégio".

Nacho agride Jodi fisicamente e psicológicamente

O filme mostra superficialmente que Nacho tem um histórico de violência doméstica, outra característica bastante comum dos agressores. Sarcástico e violento o jovem não tem limites e manipula sua vítima da maneira mais cruel possível. No começo ele aparece como colega de Jodi como se quisesse fazer amizade com o garoto. Aos poucos ele começa com brincadeiras e piadinhas que tomam porporções insuportáveis e que fazem da vida da vítima um inferno.

Dentre as agressões de Nacho estão humilhação, perseguição e violência fisica. Para piorar a situação o jovem é vizinho de Jodi,  o que permite que ele continue com o Bullying fora do ambiente escolar. Sem perceber a vítima vai se envolvendo cada vez mais no jogo psicológico do agressor até se ver impossibilitado de pedir ajuda ou reagir.

Muitos colegas mesmo não concordando com as agressões são coniventes.

Essa abordagem do filme condiz com a realidade já que segundo especialistas quem sofre Bullying costuma se isolar e esconder o problema de seus amigos e familiares. É como se ela se sentisse culpada pela situação e merecedora das agressões. No caso de Jodi podemos ver que esse comportamento é agravado pelo fato de sua mãe passar por problemas psicológicos. A fim de protegê-la, o garoto esconde o problema e até mesmo mente quando a origem de seus hematomas são questionadas.

.A posição da escola no filme também é retratada de maneira bem próxima da realidade. Mesmo sendo avisada a diretora custa a acreditar que na "sua escola" exista um caso grave de agressão e sua negligência piora a situação. Os colegas de Jodi também se omitem por medo do bando de Nacho e perdem a oportunidade de salvar o jovem contribuindo indiretamente com o Bullying.

As agressões muitas vezes começam com piadinhas e brincadeiras de mal gosto.

Ao tentar ajudar o rapaz um vizinho que presencia o Bullying dá uma lição em Nacho mas acaba piorando a situação de Jodi. O agressor ameaça matar o jovem se ele contar a alguém, o que o inibi ainda mais. Até mesmo quando ocorre uma palestra sobre o tema em sua escola ele não tem coragem de denunciar os abusos.

A saída que Jodi encontra é buscar na internet pessoas que sofram violência na escola. Assim ele conhece uma jovem imigrante que é agredida psicologicamente e fisicamente. Os dois começam a namorar e o jovem conta a ela que também passa por essa situação. Com a ajuda dela ele se sente mais forte mas como ambos não fazem nada para evitar, um dia a moça acaba sendo brutalmente espancada pelas colegas e é internada em estado grave. A imagem dela no hospital mexe demais com a já perturbada mente de Jodi.

A vítima não conta que sofre Bullying o que dificulta ou torna nula a busca por ajuda.

A saída que ele encontra é infelizmente uma das mais comuns entre as vítimas de Bullying: o suicídio. Em meio a situação insustentável e sem perspectiva de mudança ele prefere tirar a própria vida acreditando que assim pouparia sofrimentos à mãe e daria um fim a tanto sofrimeto. A reação dos colegas diante da morte prematura que poderia ser evitada é de choque e indignação.

O filme não dá uma atenção especial ao que acontece com os agressores, o que torna a "moral da história" um pouco vaga. Ainda assim ele mostra de maneira clara e chocante a realidade dos que sofrem Bullying e a importância de se denunciar essa prática!

Mas e você, já assistiu o filme? O que achou da resenha? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • RESUMO DO FILME BULLYING
  • filme bullying
  • resumo do filme bullyng
  • bullying provocações sem limites
  • resumo do filme bullying provocacoes sem limites
  • Resumo do filme bulling
  • resenha do filme bullying

Comente Via FaceBook

Comentários

Graci:

Ver comentários (78)

  • adorei o filme e mim ajudou muito , pois também sofro do bullying e também já tentei o suicidio mais me ajudaram a sair dessa
    xauuuuuuuuuuuuuuuuu
    mayara

  • Tenho 30 e ja sofri bulling na adolescencia. Não assisti ao filme, mas é uma boa resenha e narra as reações como acontecem. Sofri bulling porque tinha seios grandes, o que na época, não era comum. Sentia muita vergonha da minha aparencia, e a cada "xingo", cada apelido que me davam, era como se me matassem um pouco. Acabou com a minha auto- estima. Eu jamais contei a minha mãe, pois meu pai havia falecido e ela trabalhava muito. Não queria levar mais um problema a ela, ja que era a filha mais velha. Por outro lado, também acreditava nas coisas que os "colegas" falavam e penso que isso me frustrou de tal maneira, que até hoje, me sinto uma pessoa feia, sou insegura...as vezes ainda me sinto muito triste, quando penso na maldade, que aconteceu na minha vida. Talvez, aquilo fosse uma coisa boba, sem importancia, mas pra minha vida afetou bastante, alguns professores que presenciam nunca fizeram nada pra me ajudam, talvez não percebessem como me afetavam...hoje eu sou professora e a qualquer sinal de bulling ou ofensa que possa vir a ocasionar isso, a uma criança, eu fico atenta e realmente faço um pressão psicológica a quem está agredindo, para que não se tornem "criminosos", como aqueles, que acabaram com a minha adolescência.

  • eu vi o filme na escola e chorei no final
    a história é mto triiste msm e eu tipo naum sofro bullying mas eu sou zuada de ariadna
    e atualmente me chamam de cachorra da igreja pq eu estou andando com umas meninas que são piriguetinhas e eu sou evangélica filha de pastor
    eu nunca comuniquei a ninguem pois nao tenho corajem

  • é muito ruim e eu sei que deve ser difícil mas o que se pode fazer? denunciar não adianta
    meus colegas de classe que sofrem bullying ja comunicaram a direção e os vandalos continuam
    ...

    • Olá Raissa,

      Realmente deve ser muito difícil. Infelizmente a escola não costuma ajudar muito, mas não é por isso que devemos nos calar.
      O mais indicado em casos como esse é sempre contar a verdade à família e caso não adiante, denunciar até mesmo a polícia se for necessário.
      Enquanto nós nos calamos esses jovens sofrem, isso quando a história não acaba como a do filme...

      Continuamos na luta contra o Bullying
      Obrigada pelo comentário
      Graci

On