Protocolo de Kyoto – Países que Mais Emitem Gases, Crédito de Carbono
Por conta disso as metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, existindo níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases.
O protocolo de Kyoto prevê, por exemplo, a diminuição da emissão de gases em:
- 8% aos países que compõe a União Europeia;
- 7% aos Estados Unidos;
- 6% ao Japão;
O acordo pontuou como meta a redução de algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. Em 2001 o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, desligou-se do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país. A decisão do então presidente americano, George W. Bush, gerou muita polêmica e levantou a discussão sobre o que é mais importante no atual cenário, fazer as alterações necessárias ou manter um sistema de produção que ameaça o futuro do planeta e da humanidade.
Podemos destacar no acordo também o incentivo à cooperação entre os países signatários, e ao mercado do chamado Crédito de Carbono, que passou a funcionar como uma espécie de moeda de troca. Apesar dele já existir há algum tempo, antes a tonelada do carbono era comercializada por cerca de 1,8 dólares, e hoje varia entre 5 e 6 dólares.
Hoje em dia é discutida a necessidade de um aumento na taxa de redução de emissão de gases do efeito estufa, já que há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.
Fonte – FREITAS, Eduardo de. Protocolo de Kyoto. Geografia. Brasil Escola. < http://www.brasilescola.com/geografia/protocolo-kyoto.htm>. Acesso em 23 de julho.
Escreva seu comentário sobre o protocolo de kyoto? Estamos atualizando nosso site com novidades e informações variadas, confira visitando-nos.
Comente Via FaceBook
Comentários