Orquídea Sapatinho de Boneca
Linda, de fácil cultivo, a orquídea sapatinho de boneca, sapatinho de moça, queixuda como também é conhecida é uma planta ornamental quando florida ou não. Suas folhas verdes e lindas formam um vaso imponente, e quando nascem suas múltiplas flores, únicas em cada haste que se levanta, lá pelo no final do outono e início do inverno, o poder de deslumbramento é único.
As flores da orquídea sapatinho podem variar na cor e detalhes, mantendo as características e o formato que lembra um sapatinho. Orquídea Paphiopedilum Leeanum Lawrence 1884, hibrido de Paphiopedilum Insigne e Paphiopedilum spicerianum, originária da Tailândia, sua floração pode durar em média 30 dias e em quantidade que pode passar de uma dúzia de flores em um vaso quando bem cuidada e no local ideal.
Como cuidar da orquídea sapatinho
A orquídea sapatinho de boneca precisa ser cultivada num local sombreado e muito bem iluminado, podendo pegar raios de sol pela manhã e à tarde, após as 16 horas, ou seja, sol fraco do dia.
Quando colocada em exposição direta do sol, suas folhas queimam, podendo até perder a planta. A orquídea sapatinho de moça resiste a temperaturas entre 10° C a 30° C sem sol direto e vento.
Rega
A rega deve ser feita com mais frequência em dias quentes e menos frequência em dias frios, o importante é manter o substrato úmido sem encharcar e com boa drenagem da água.
Tipo de terra
A terra não pode ser compacta, o que atrapalha o desenvolvimento das raízes. O correto é ter sempre uma mistura de terra vegetal, pó de xaxim, por exemplo, ou substrato orgânico.
Use cacos no fundo do vaso para drenagem. O vaso pode ser de barro ou de plástico, sabendo que no vaso de barro vai ser preciso regar mais vezes, já que absorve a água rapidamente.
Floração da orquídea sapatinho
Na maioria das espécies desta orquídea a floração acontece uma vez ao ano e no inverno ou dias mais frio e úmido. Em cada haste uma flor única e delicada mostra sua beleza por um período que pode chegar a mais de um mês.
A falta de luminosidade atrapalha a floração, que fica tardia e com poucas flores. Ver fotos abaixo da mesma orquídea sapatinho de boneca no mesmo dia, colocadas em locais diferentes. Uma delas com mais luz e raios de sol que se infiltram pela copa de uma pitangueira e outra colocada à sombra.
Orquídea sapatinho de boneca sob o pé de pitanga
Orquídea sapatinho de boneca com pouca luz
Adubação
O recomendado é adubar a orquídea sapatinho de boneca a cada três meses. Na época que antecede a floração adubar semanalmente.
Poda ou limpeza
Manter a planta sem hastes e folhas secas, cortando-as com cuidado sempre que necessário. Usar tesoura esterilizada para evitar transmissão de doenças.
Após a floração nascem novos brotos e raízes.
Mudas da orquídea sapatinho de boneca
Para fazer mudas ou replantar a dica é tirar a planta do vaso, separar as touceiras com a planta úmida, retirar galhos secos e raízes mortas, tomando cuidado com brotinhos delicados. Cada vaso pode dar de três a quatro touceiras em média.
Escreva aqui no site Essas e Outras sua dica, dúvida e comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (11)
Qual a época e a poda da orquídea sapatinho?
Olá Neia
Após a floração manter a planta sem hastes e folhas secas, cortando-as com cuidado sempre que necessário. Usar tesoura esterilizada para evitar transmissão de doenças.
É após a floração que nascem novos brotos e raízes.
Lindas amo de paixão
A minha deu duas flores na mesma haste, e normal isso acontecer ?
Olá Edna
Pode acontecer sim de nascer duas flores na mesma haste da orquídea sapatinho de boneca.
Parabéns! aprendi muito sobre orquídea - é maravilhoso o mundo das flores!
Muito obrigada,
Emy Fialho
Olá Emy
Que ótimo que você gostou!
Volte sempre aqui no site http://www.essaseoutras.com.br
A sapatinho é um mimo de delicadeza. Tenho uma da mesma espécia dessa foto. Está florida com mais de 10 flores. A medida que vão secando e caindo, novas flores vão se abrindo. Atualmente tenho apenas uma se abrindo, creio que já se encerrou o ciclo. Qual é o nome dessa variedade? Grato e parabéns. Vanderlei, Curitiba, PR
Olá Sr Vanderlei
Obrigada!!
Esta orquídea é uma Paphiopedilum Leeanum Lawrence 1884, hibrido de Paphiopedilum Insigne e Paphiopedilum spicerianum.
Se encontrar mais informações sobre ela compartilhe aqui.
Grata pela visita!