Rádio e Microfone
O microfone e o rádio, a partir de 1929 mudaram o cenário musical e a forma de divulgação da MPB.
Rádio
O rádio é oficializado e regulamentado e acontece interferência do governo Vargas na década de 30. A MPB entra a partir de 32 no rádio como forma de divulgação, antes disso a rádio era direcionada para palestra, programas educativos e música erudita. A voz do Brasil vem desta época.
O surgimento de grandes compositores, a fase de ouro da MPB foi marcada e impulsionada pelo rádio e cinema.
Após a II guerra Mundial com o desenvolvimento tecnológico e de novos materiais, melhora a comunicação, a tecnologia de gravação e dos instrumentos. A percussão é incluída nas gravações.
Rádio e microfone
A rádio se tornou forte, com programas de auditório ao vivo, não gravado. O microfone muda a interpretação de tudo que se cantava. O cantor ficava famoso em pouco tempo, se profissionalizou e a música virou uma indústria. Os músicos começaram a ser contratados com carteira assinada e surge então o disco de vinil.
Gostou da informação sobre o surgimento do microfone e do rádio?? Comente.
Comente Via FaceBook
Comentários