Entram em vigor nesta quarta-feira (01) as novas regras dos cartões de créditos. As mudanças foram aprovadas no dia 25 de novembro de 2010 pelo Banco Central do Brasil e tem muita gente confusa.
A partir de agora o número máximo de tarifas a serem cobradas pelos cartões será de cinco. O consumidor terá de escolher entre dois tipos de cartão, um básico e um diferenciado.
O cartão básico será usado no pagamento de compras, serviços e contas em geral. Já o diferenciado além desses pagamentos poderá ser usado em programas de benefícios como bônus e milhagens.
As empresas de cartões de crédito também terão que incluir em suas faturas mensais informações como: Gastos realizados incluindo os parcelados; Limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação de crédito; Custo total para o próximo período das operações de crédito; Valores dos encargos a serem cobrados no mês seguinte, caso o cliente opte pelo pagamento mínimo da fatura; Valores relativos aos encargos cobrados, informados de forma segregada.
Haverá também um aumento do pagamento mínimo que passará para 15% do saldo total este mês e 20% em dezembro.
As mudanças prometem incentivar o uso racional dos cartões e o crescimento sustentável desse tipo de serviço.
Mas e você, o que achou dessas novas regras??? Comente.
Comente Via FaceBook
Comentários