Mosaico em Vaso de Plástico Quebrado – Como Fazer, Que Cola Usar
Não sei se posso chamar este trabalho de mosaico, uma palavra cheia de significados, beleza, criatividade e este foi minha primeira tentativa de entrar no mundo desta arte milenar.
Mosaico vem do grego mousaikón, que significa obra das musas, uma arte que une pequenas peças chamadas de tesselas que pode ser de pedras, cerâmicas, conchas ou qualquer outro material que preencha e decore um espaço plano escolhido.
A técnica é trabalhada com ferramentas especiais como o torquês, alicate modelador, o riscador de azulejo, cortador de azulejos, lixa, sem esquecer do óculos de proteção em serviços mais arriscados.
Mosaico em vaso de plástico
Tinha em casa um vaso grande de plástico quebrado e tive a ideia de remendar ele usando pedaços de cerâmica que tinha em casa e deu muito certo.
Como foi meu primeiro trabalho, um trabalho rústico e eu sem experiência, só vendo vídeos na internet, usei pedaços maiores de cerâmica onde tinha as trincas no vaso para segurar melhor, e por isso meu mosaico não ficou delicado, mas gostei do resultado, reaproveitei o vaso que estava quebrado em várias partes como mostra a foto.
Usei azulejos que tinha em casa, quebrei com uma colher de pedreiro, era a ferramenta que tinha em casa, coloquei também alguns pedaços de cerâmica verde de um bow que quebrou, o que deu um destaque a mais no trabalho, além de pedras brancas para preencher espaços menores.
Cola usada
A cola usada foi a cola Massaplic, que cola cerâmica e pastilha, cola de silicone e em algumas peças mais delicadas, cola instantânea.
Esta foto acima é do processo de recuperação do vaso, onde aparece as trincas ou quebrados, que são vários. Assim que ficar pronto o vaso e rejuntado vou colocar a foto aqui no site Essaseoutras.
Salvei meu vaso de plástico quebrado em grande estilo. Amei o resultado e com certeza vou aperfeiçoar a arte de fazer mosaico em muitas outras peças, compartilhando o passo a passo e o resultado com fotos aqui no site www.essaseoutras.com.br
Comente aqui se gostou da forma que reaproveitei um vaso de plástico cheio de trincas, uma forma de cuidar do meio ambiente evitando lixo e de decorar a casa com pedaços de cerâmica que também iam para o lixo.
Comente Via FaceBook
Comentários