.Depois que o espermatozóide fecunda o óvulo feminino, tem início outra jornada. O zigoto é formado e passa por sucessivas etapas de divisões mitóticas e diferenciação celular, até se formar um indivíduo completo. Cada fase do desenvolvimento embrionário é muito importante e os eventos são denominados embriogênese. Neste post nós falaremos um pouco mais sobre o desenvolvimento embrionário.
As células que resultam dessas divisões são diplóides, ou seja, possuem o número total de cromossomos da espécie. O processo todo pode ser dividido em três etapas básicas: Segmentação, Gastrulação e Organogênese. Vamos entender melhor como acontece o desenvolvimento embrionário:
Desenvolvimento embrionário
……………Segmentação:
Durante a segmentação acontece a multiplicação das células sem alteração no volume total. Pode acontecer em dois tipos diferentes: holoblástica e meroblástica.
- Holoblástica (ocorre em todo o ovo): forma células de tamanhos iguais ou diferentes, o que é determinado pela 3ª clivagem. Quando as células tem o mesmo tamanho o processo leva o nome de segmentação holoblástica igual. Quando a diferença é pequena ela é chamada de subigual e quando há grande diferença, de desigual. As células menores são chamadas micrômeros e as maiores macrômeros.
- Meroblástica (ocorre em parte do ovo): é o tipo de segmentação que acontece em ovos onde a distribuição de vitelo é desigual. Pode ser discoidal, quando as divisões acontecem na cicatrícula formando um disco de novas células e superficial, quando essas novas células se distribuem pela superfície do ovo.
Todos os tipos de segmentação seguem uma ordem. Durante as divisões acontece a formação da mórula e da blástula. A mórula é um maciço com o mesmo volume do ovo, mas maior quantidade de células. Já a blástula possui um número ainda maior de células que secretam um líquido. Esse líquido fica localizado no seu interior e forma o blastocele.
……………Gastrulação:
.Durante a gastrulação há um aumento tanto do número de células quanto do seu volume total. O processo é muito parecido tanto nos que sofreram segmentação holoblástica quanto meroblástica. Como os macrômeros se multiplicam numa velocidade menor do que os micrômeros, esses invaginam aqueles num processo chamado de embolia. É assim que se forma a gástrula que possui um blastocele muito menor e um novo espaço que leva o nome de arquêntero.
Em alguns casos o blastocele praticamente desaparece enquanto o arquêntero da origem a um orifício de ligação com o meio exterior chamado blastóporo. O blastópolo por sua vez pode dar origem apenas ao ânus (deuterostômios) ou ao ânus e/ou a boca (protostômios). Com a invaginação acontece formação dos folhetos germinativos que são dois nos diblásticos (endoderme e ectoderme) e três nos triblásticos (endoderme, mesoderme e ectoderme).
……………Organogêse:
.Durante a organogênese ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Nos cordados (animais que possuem notocorda) esse processo inicia na neurulação, fase em que se forma o tubo neural, a notocorda e o celoma. A partir da gástrula temos a formação da placa neural e da goteira neural que origina o sistema nervoso.
Já nos vertebrados, a partir do ectoderma, forma-se a crista neural, responsável pela formação de pigmentares e neurônios sensoriais do sistema nervoso periférico, por exemplo. Veja o destino de outros folhetos germinativos:
.O que você achou da explicação sobre o desenvolvimento embrionário??? Deixe o seu comentário.
Assuntos do Artigo:
- fases do desenvolvimento embrionário
- desenvolvimento embrionario resumo
- etapas do desenvolvimento embrionário
- fases desenvolvimento embrionário
- resumo desenvolvimento embrionario
- desenvolvimento embrionario
- as fases do desenvolvimento embrionário
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (4)
Bom!
Muito bom, bem explicado e informativo !
Ótima explicação
Olá Monyque
Grata pelo comentário, volte sempre.