Dicas e Segredos de Como Ser Feliz e Não Viver Reclamando de Tudo
Ser feliz com o que se tem é um dom de Deus. Poucos aprendem a ser feliz com o que já tem, sem ficar vendo a felicidade no que está fora do seu alcance.
O que fazer se você têm um amigo, parente ou até amor, que não para de reclamar de tudo, que vive culpando a mulher, o marido, sogra, mãe, chefe, enfim, alguém é culpado pelos seus problemas, e que já se tornou um viciado em queixas.
Se você não aguenta mais e gostaria de ajudar? então veja algumas dicas que podem salvar a situação.
Numa matéria que li na revista Seleções, feita por Josephine Brouard, a dica era a estratégia “escolher o chocolate”, em que Josephine aprendeu, num curso de auto-aprimoramento e que usa regularmente por funcionar bem.
A estratégia foi exemplificada num dia em que você vai à casa de sua avó, e ela lhe oferece sorvete. Você aceita, mas acontece que o único sabor que a vovó tem é sorvete de chocolate, e por incrível que pareça você não gosta de sorvete sabor chocolate. E daí? O que fazer?
Você poderia dizer educadamente que não gosta de chocolate e torcer para que da próxima vez ela não compre sorvete de chocolate; ou comer o chocolate e ficar com raiva; ou então “escolher o chocolate”.
O “escolher o chocolate” é a atitude sensata de escolher o que temos. Não o que queremos ou gostaríamos de ter. E como “escolher”, é escolher mesmo, embora pareça não haver opções.
Os relacionamentos normais, passam por ciclos de amor e ódio pelo parceiro. Muitas vezes após muito tempo juntos, nos acostumamos em só ver os defeitos do parceiro, e nem lembramos mais o que nos fez gostar daquela pessoa.
O mesmo pode acontecer quando esquecemos o que nos atraiu num emprego, num amigo ou vocação. Devemos estar atentos para não tornarmos um hábito só vermos o defeitos dos outros a ponto de esquecer o que nos atraiu neles.
Conseguir ver as qualidades do parceiro, apesar dos defeitos é uma dádiva que devemos cultivar. Reforçar o amor com cerimônias de confirmação, repetindo os votos de amor na saúde e na doença é muito parecido com o “escolher o chocolate”, é reafirmar sua escolha.
Procure a felicidade no que está ao teu redor, não cultive o hábito de observar somente os defeitos dos outros. Seja feliz.
Fonte – Revista Seleções, abril-2011 por Josephine Brouard.
Comente Via FaceBook
Comentários