X

Descoberta da América: Vida de Cristóvão Colombo Viagens ao Continente

.Descoberta da América. Tudo sobre Vida de Cristóvão Colombo e suas Viagens ao Continente

.Todos nós aprendemos na escola que a Descoberta da América ocorreu em outubro de 1492 por Cristóvão Colombo. Mas você saberia explicar com clareza como tudo aconteceu? O que o genovês encontrou quando chegou no novo continente e finalmente por que ele teria sido o primeiro europeu a pisar no território americano?

Neste post sobre o Descobrimento da América nós mostramos os vários aspectos e fatores que levaram ao fatídico episódio além de esclarecer alguns mitos que há muitos anos nos induzem ao erro. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história de nosso continente?! Confira informações abaixo sobre o descobrimento da América.

Descobrimento da América

Não há como falar de uma grande viagem marítima sem destacar seus motivos e finalidades. No período em que foram descobertos a América e o Brasil, os europeus voltavam todo o seu interesse para a economia mercantil. Foi então que os conhecimentos de navegação foram expandidos grandes aventureiros passaram desbravar o mar.

.Um dos grandes "incentivos" que levaram ao desenvolvimento de novas rotas e técnicas de navegação foi a tomada de Constantinopla e bloqueio do comércio europeu com as Índias em 1453 pelos turcos. O fato que marcou o fim da Idade Média e início da Moderna criou a necessidade de que se criassem caminhos alternativos.

O Renascimento contribuiu para que houvesse um forte desenvolvimento científico e cultural que levou ao aperfeiçoamento da cartografia e da náutica com a criação do astrolábio e novas embarcações como a caravela, usada nas grandes viagens marítimas.

Cristóvão Colombo era italiano e tinha fortes relações com Portugal. Ele fazia muitas viagens à costa africana e estava sempre informado sobre novas rotas comerciais. Ele imaginava que chegaria às Índias navegando pelo Ocidente e chegou a oferecer os seus serviços ao rei português Dom João 2º, mas não foi atendido.

Para concretizar o plano ele aceitou assinar um contrato com o rei da Espanha em 1492, sendo nomeado Almirante dos Mares, Vice-rei e Governador das novas terras que eventualmente viesse a descobrir na Ásia. Ele deixou a Espanha em 3 de agosto do mesmo ano na nau Santa Maria junto com as caravelas Pinta e Nina.

Colombo teria escondido de sua tripulação o número de léguas navegadas e mesmo enfrentando um motim, chegou à ilha de Guanaani (atual Watlig), à costa de Cuba e à Hispaniola (atual Haiti). Voltando a Espanha foi recebido com todas as honras. Nas viagens que se seguiram os espanhóis tomaram posse de regiões como Porto Rico, mas a recepção de Colombo não foi a mesma.

Os conflitos que surgiram entre nativos e europeus descontrolaram o navegador que chegou a ser preso a mando da Coroa espanhola. Na sua quarta e última viagem Colombo não atingiu seu objetivo. Após muitas mortes causadas pela fome e doenças, Cristóvão retornou a Espanha mas seu prestígio já não era o mesmo.

Apesar de o navegador ter ganhado fama de ter sido o "descobridor da América", vale lembrar que ele não sabia que tratava-se de um novo continente, mas sim de parte da Ásia. A descoberta só foi feita por Américo Vespúcio que foi homenageado tendo seu nome dado ao "Novo Mundo".

.Depois que morreu Cristóvão Colombo teve suas cinzas foram transferidas a vários países até pararem na Espanha, onde se encontram hoje. Seu legado a humanidade foi a comprovação da esfericidade da Terra e o genocídio feito com civilizações indígenas. Mas isso é assunto para outro post!

O que você achou das informações sobre a Descoberta da América??? E do texto??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • cristovão colombo

Comente Via FaceBook

Comentários

Graci:

Ver comentários (2)

  • Incrível esse texto!
    Me ajudou muito no meu trabalho de História, esse site é fantástico!

    Muito obrigada!
    Catarina

  • me ajudou muito no meu trabalho de historia escila frederico smith lima

On