No começo deste mês a Câmara dos Deputados foi a favor da realização de um plebiscito sobre a criação de dois novos estados brasileiros. Os estados de Carajás e Tapajós seriam resultado da divisão do Pará.
A proposta tem o apoio dos deputados especialmente os que lançaram o projeto de divisão do Piauí. Eles prometem ajudar na aprovação da divisão do Pará porque contam com o apoio dos colegas em seu prebiscito.
Se for dividido em dois, o Piauí dará origem ao estado de Gurgueia, região ao sul que conta com 87 municípios.
A votação quanto a criação do estado de Carajás está prevista para daqui a 6 meses. Quanto a Tapajós ainda é necessária uma aprovação do Senado.
Enquanto isso é apresentado um outro projeto desta vez para dividir o Maranhão e criar o estado de Maranhão do Sul, com 49 municípios.
Mas e você, o que acha da criação desses novos estados??? Comente.
Assuntos do Artigo:
- novos estados brasileiros 2013
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (9)
? CRIAR ESTADOS NA REGIÃO NORTE É NACIONALIZAR A AMAZÔNIA COM INVESTIMENTOS, é a presença do poder público na Amazônia brasileira.
?
? Quero parabenizar , os senadores pela coragem de levantar um problema de segurança nacional e pensar em criar um pólo de desenvolvimento e segurança nacional. Essa região é absolutamente esquecida por nossas autoridades, um região onde vivem milhares de brasileiros que foram condenados ao isolamento e deixados em uma zona de fronteira sem a devida vigilância de fronteira. O desmando e a falta da presença do poder público nessa região fragilizada ao narcotrafico. Não se justifica em nosso país termos o Estado do Amazonas maior que muitos países vizinho ao Brasil, inclusive países da Europa e termos Estados pequenos como Alagoas e Sergipe.È preciso criar o Estado de Solimões para que essas cidades do extremo oeste do Amazonas sejam acolhidas com a presença do poder público. Assim como o Estado do Tapajós será uma realidade futura, o estado do Solimões também deve ter sua devida atenção.Basta vontade política para isso e confio na competência e articulação política que nossos deputados e senadores da amazonia darão força a este projeto criar o estado do Solimões e Rio Negro. Srs, levantem essa bandeira, crie o futuro do Brasil e dessa região.. Dê a oportunidade dos moradores dessa região decidir democraticamente em plebiscito e o desenvolvimento dessa região. É PRECISO PENSAR EM DIVIDIR O ESTADO DO AMAZONAS PARA CRIAR OS ESTADOS DO SOLIMÕES, COM CAPITAL TABATINGA E O ESTADO DO RIO NEGRO, COM CAPITAL TEFÉ.
Junto com isto vem mais gastos para manter os novos estados, com seus novos politicos...
Chegou o emprego através dos novos estados para o região mais abandonada do Brasil. O Pará locais entregue aos pistoleiro.
Aff! Agora vai pode cria obras e empregos com esse dois estado! Para o pessoal dessa região que vive da pistolagem possa mudar de emprego! Viva o Tapajós e o Carajás...
Desde que dividam também os recursos gastos com os deputados, senadores e tudo mais, ótimo. Ou pelo menos reduzam os gastos. Pois o que se gasta com os políticos no Brasil é um absurdo, os mais altos custos do mundo !!!