Brincadeira de Rua
Queimada, Jogar Pedrinhas, Pular Elástico, Regras
Relembrando a Infância, a brincadeira de rua é inesquecível, ficam na lembrança dos momentos felizes e alegres que vivemos no passado. Como resgatar ela hoje, num momento tão tecnológico, onde as crianças, jovens e adultos estão distraídos com computadores, laptops, smartphones, games, etc…?
São muitas as brincadeiras de rua que fizeram a alegria da criançada tempos atrás, confira algumas delas algumas regras da brincadeira.
Brincadeira de rua
Vamos começar pela “Queimada”, “Mata Mata”, ou outros nomes dependendo da região do Brasil. Uma brincadeira de rua que pode envolver até 20 pessoas jogando mais um juiz. Cada time terá metade dos jogadores, num espaço bem delimitado, que pode ser retangular ou quadrado, com um espaço chamado cemitério ou prisão de cada lado, onde serão colocados os queimados. O campo pode variar de tamanho conforme o número de participantes. Para 12 pessoas, a medida recomendada é de 9m por 9m.
Para começar a brincadeira, um participante de cada time tira par ou ímpar e quem ganhar começa, jogando a bola contra os participantes do outro time na tentativa de queimar. Mãos, pés e cabeça não queimam ou não vale. Quem for queimado vai para o cemitério ou prisão como também é chamado. O time que queimar todos os participantes primeiro vence.
Temos ainda esconde-esconde; pique bandeira, amarelinha, pula corda, bola de gude, correr no saco, pular elástico, jogar pedrinhas, soltar pipa, entre muitas outras brincadeiras de rua.
Brincadeira de rua – Pular elástico
Joga pedrinhas ou cinco Marias
Para começar a brincadeira, as cinco pedrinhas são jogadas no chão sem espalhar muito e devem ficar onde caíram. Pega-se uma delas e em seguida começa a 1ª fase do jogo, que é jogar uma pedra para o alto e pegar uma do chão, aparando a pedra que foi jogada no alto, até terminar as quatro pedrinhas.
2ª fase – joga uma pedrinha para o alto e paga duas do chão, pegando também a que vem caindo.
3ª fase – repete a fase anterior com três pedrinhas.
4ª fase – repete a fase anterior com quatro pedrinha.
Em seguida, joga uma pedrinha para o alto e coloque quatro no chão. Jogue novamente a pedrinha para o alto e pegue as quatro do chão.
Em seguida faz um gol com a mão, colocando o polegar e o dedo indicador no chão e neste “túnel”, passe cada pedrinha, empurrando três com duas pancadinhas, jogando uma para o alto e pegando e a última deve ser colocada dentro do gol com um só toque.
Por último, jogue as cinco pedrinhas para o alto e pegue-as com as costas da mão. Ganha quem pegar mais pedras.
Conhece alguma brincadeira de rua diferente? Comente aqui no blog Essas e Outras.
Comente Via FaceBook
Comentários