.
.
……………2011 é um ano de festa, pelo menos para os químicos e apaixonados. Este ano é comemorado o Ano Internacional da Química! Países do mundo todo prestam homenagens a disciplina que nos ajuda a entender como tudo acontece.
……………Por mais que 2011 tenha sido escolhido, a ideia vinha sendo discutida desde 2007. Na Assembleia Geral da União Internacional da Química Pura e Aplicada realizada em Turim na Itália ficou decidido que o ano seria esse.
.
.
……………O slogan escolhido foi: “Chemistry: our life, our future.” ou “Química: nossa vida, nosso futuro.” em português. A decisão foi muito bem recebida pela UNESCO e pela ONU que concordaram de imediato com a ideia.
……………Este ano foi escolhido porque marca os 100 anos desde que o prêmio Nobel de Química foi concedido a Marie Curie. Marie nasceu em 1867 e descobriu dois elementos: o rádio (Ra) e o polônio (Po). Além de homenagear Marie a escolha do ano mostra a importância das mulheres para as ciências em geral.
.
.
……………Para comemorar a data nada melhor do que mostrar a todos a importância da Química e aproximar a população fazendo com que as pessoas descubram como pode ser interessante estudar as interações e reações que movem o nosso planeta.
……………Escolas e instituições não-governamentais organizam atividades educativas que aproximem jovens e adultos que vêem a Química como algo chato e extremamente difícil. Mostrar que ela pode ser usada para resolver problemas atuais e evitar males futuros também é um objetivo dessas atividades.
……………Mas e você, o que achou da escolha de 2011 como o Ano Internacional da Química??? Comente.
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (2)
Ao ver Marrie Curie sendo homenagiada novamente pelo o aniversário de 100 anos do recebimento do prêmio em Quimica... Fiquei emocionada por saber que também existiram no passado grandes mulheres que conquistaram papél destaque na história da ciência e do mundo.
Parabéns a todas Marries Curies... A todas as mulheres guerreiras do meu Brasil!!
Gostei da homenagem, confesso que não sou um fã de química, mas sei de sua importância para a humanidade. Que mais descobertas sejam feitas, Marie é um grande exemplo a ser seguido e que outros surjam no futuro.